Sindijufe (MT)
O Desembargador Roberto Benatar, Presidente em exercício do TRT23, já respondeu ao ofício protocolizado pelo SINDIJUFE aos Tribunais de Mato Grosso para que cobrem do Supremo Tribunal Federal (STF) a instalação de mesa de negociação com a categoria sobre a questão salarial.
Os documentos foram protocolizados no dia 21/08 junto ao TRT, TRE e Justiça Federal. Nos ofícios o Sindicato pontua que, conforme reconhecido pelo próprio STF, inclusive por meio de nota pública, a categoria teve acumulada significativa perda salarial ao longo dos últimos anos, perdas essas apenas parcialmente satisfeitas pela reposição conquistada através da Lei nº 13.317/2016, cujo final da implementação se aproxima e, não obstante as mencionadas circunstâncias e as reiteradas cobranças por parte da FENAJUFE, não há, até o momento, a instalação de mesa de negociação para discussão de política salarial para o período posterior a janeiro de 2019.
O despacho do Desembargador Benatar, divulgado ontem (23/08), será do conhecimento do STF, tendo em vista que o Presidente do TRT, considerando tratar-se de matéria que compete única e exclusivamente à referida Corte, determinou que o requerimento do SINDIJUFE-MT fosse encaminhado ao Supremo.
Com isso, o Desembargador Benatar foi o primeiro Presidente de Tribunal do País a se manifestar perante o STF. A intenção do SINDIJUFE-MT e dos demais Sindicatos vinculados à FENAJUFE é justamente sobrecarregar o Supremo com requerimentos desta natureza, inclusive congestionando seus endereços eletrônicos, para que a instituição busque a discussão com a FENAJUFE à respeito da política salarial dos servidores do judiciário federal.
Clique aqui para ler o inteiro teor do despacho do Desembargador Benatar.