Sindjufe-BA repudia fakenews após nota do Sintrajufe/RS sobre orçamento do TRT-5

O Sindjufe-BA teve acesso no dia 16 último a uma nota do Sintrajufe/RS sobre o não pagamento das progressões dos servidores do TRT-5 por alegação de falta de recurso financeiro. Porém, o Sindicato do Rio Grande do Sul não procurou a representação sindical local para obter informações sobre as tratativas. Isso suscitou o lançamento de outra nota, de autoria pessoal, originada em outro estado, nominando o sindicato baiano como omisso. Tal acusação contém dois erros, o de não estar lastreada na realidade e o de contribuir para a divisão entre iguais, o que só beneficia as administrações.

O Sindicato da Bahia soube no dia 8/04 do problema da falta de pagamento das progressões, e no dia seguinte (9) se dirigiu ao Tribunal, mas sem conseguir acesso à assessoria da presidência, já que o Tribunal está em correição, passou nas salas visitando colegas para buscar mais informações desse problema, quando outros mais foram detectados igualmente de origem financeira. No dia seguinte (10), em reunião com o CSJT, o sindicato baiano questionou o Conselho sobre o tema, o qual alegou desconhecimento do problema e pediu mais dados, o que será feito após a reunião já solicitada com a Presidência do Órgão no Estado. Na mesma semana, o Sindjufe-BA seguiu nas visitas na capital e região metropolitana, colhendo mais demandas para a reunião solicitada. Na segunda-feira (15), em contato com as assessorias, cobrou o agendamento do encontro.

Isso comprova a diligência do Sindicato em resolver esse e os outros problemas relacionados não apenas a essa disputa pelo orçamento do Judiciário.

Entendemos que existe uma urgência em noticiar feitos, ações, mostrar trabalho, mas quando se refere a outro estado, consideramos importante ouvir a entidade local. Tal notícia foi então utilizada como base para uma nota pessoal que tentava macular o sindicato da Bahia, sob interesses desconhecidos, mas certamente reprováveis.

Sindjufe-BA – Gestão Unidade na Resistência

Jornalista da Fenajufe