fbpx

Plenaria2023 BannerSite v1

Plenaria2023 BannerSite v1

Plantão

Soraia Garcia - RJ

Lucena Pacheco - RJ

Escala de Plantões - 2024

banner tv fenajufebanner tv fenajufe

Redação Fenajufe

Licença - maternidade e condições especiais de trabalho: Ato aprovado pelo CNJ garante extensão de direitos às gestantes, lactantes e inclui pais monoparentais e adotivos

alt=

O normativo altera as resoluções 321 e 343/20, beneficiando pais adotivos e casais homoafetivos

Read more

Tem propostas de resolução à XXIV plenária? Período de cadastramento termina na próxima terça-feira (7)

alt=

Delegados(as) e observadores(as) devem se atentar ao número de endossos: são necessários três para validação das propostas no sistema

Read more

Juiz auxiliar do TJ-RO desrespeita servidores em solenidade de posse

alt=

Em discurso, o magistrado afirmou que os novos servidores seriam um "peso" para os gastos públicos, que "não chegam para somar, mas para pesar em gastos”

Read more

Fenajufe e Agepoljus se reúnem pela unidade em torno do anteprojeto de carreira

alt=

Pela primeira vez, foi protocolada uma proposta de carreira discutida pela categoria; encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (30) na sede da Federação, em Brasília

Read more

Quintos: Fenajufe continua busca pelo reconhecimento do pagamento no CJF

alt=

Tema deverá constar na pauta da próxima sessão de julgamentos que ocorrerá no dia 27 de maio; a Federação manterá atuação pela aplicabilidade da lei no âmbito da Justiça Federal

Read more

CDE: Fenajufe orienta mobilização nos estados e indica dia nacional de luta no mês de maio

alt=

Ações começam dia 29 e se estendem até o dia 10 de maio; Federação disponibiliza links para produção de material para atividades unificadas

Read more

Na Câmara, Fenajufe defende aposentadoria especial para servidores com deficiência, pensionistas e a competência da Justiça do Trabalho

alt=

Federação cumpriu agenda nos gabinetes dos deputados Helder Salomão (PT-ES) e Rogério Correia (PT-MG), nessa quinta-feira (25)

Read more

Não absorção dos quintos: em reunião no CJF, Fenajufe busca pelo cumprimento da Lei 14687/23

alt=

Tema saiu da pauta da sessão do dia 29; Federação continuará a mobilização pela efetivação da norma, confira a pauta da sessão do CJF, dia 29

Read more

Agência de Notícias

Sindjufe-BA solicita ao Pró-Social a devolução de parcelas fixas de 2024, entre outra...

Sindicato enviou expediente à presidência do Tribunal Regional da 1ª Região e gestores do Progra [ ... ]

Sindicatos
TRT4 informa que déficit no orçamento é de aproximadamente R$ 150 milhões, rombo se d...

Em 2024, a previsão é de que o orçamento do TRT4 apresente um déficit de cerca d [ ... ]

Sindicatos
Tribunais se preparam para semana de combate ao assédio e à discriminação

No mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, tribunais de todos os segmentos da Justiça brasile [ ... ]

Tribunais
Sintrajuf-PE elege delegação para a XXIV Plenária Nacional e debate TRT6-Saúde

A Assembleia Geral do Sintrajuf-PE reuniu-se na noite desta quinta-feira (25) para debater a conjunt [ ... ]

Sindicatos
Sintrajusc faz parceria com dois Sindicatos e organiza programação de segunda a quart...

O segundo conjunto de atividades do “Ciclo de Formação Sindical do Sintrajusc: Mundo do Trabal [ ... ]

Sindicatos
Sintrajufe/RS ingressa com ação visando ao pagamento de diferenças retroativas entre ...

A fim de garantir o pagamento retroativo das diferenças entre FC4 e FC5 pagas a assistentes de dire [ ... ]

Sindicatos
Sintrajuf-PE e comissão de servidores reúnem-se com o presidente do TRE

O Sintrajuf-PE e comissão de servidores e servidoras da Justiça Eleitoral reuniram-se na [ ... ]

Sindicatos
Dia dos Povos Indígenas: A riqueza de um povo vem do respeito às suas origens

No dia 19 de abril, quando celebramos uma importante data de luta dos Povos Indígenas, aproveitamos [ ... ]

Sindicatos
Sindijufe-MT elege representantes para a XXIV Plenária Nacional da Fenajufe

Sindijufe-MT elege representantes para a XXIV Plenária Nacional da Fenajufe, confira a lista de nom [ ... ]

Sindicatos
Sindjufe-BA repudia fakenews após nota do Sintrajufe/RS sobre orçamento do TRT-5

Em nota sobre a divisão do Orçamento do Judiciário, o Sintrajufe/RS citou o TRT5 sem citar a atua [ ... ]

Sindicatos

 

Paulo Rios: A Jornada da Coragem

alt=

Por : Pedro Aparecido*

Read more

A vontade geral contra a ameaça do espírito reacionário ao anteprojeto da Fenajufe aprovado em Belém

alt=

Por Flávio da Rocha Prevot*

Read more

A invisibilidade do Analista Judiciário - Área Judiciária

alt=

Por: * Abilio Fernandes das Neves Neto

 

Read more

Injustiça no STF: abismo salarial de R$8.980,96 entre Técnicos e Analistas Judiciários. 85% do Analista para Técnicos é a solução

alt=

Por Eliana Leocádia Borges*

Read more

Servidores também exigem respeito ao direito de greve e melhores condições de trabalho

Ao serem impedidos de exercer um direito fundamental (o direito de greve), os servidores do Judiciário Federal sofreram um ataque que atinge toda a classe trabalhadora e o próprio estado democrático de direito.

Foi o que disse o juiz trabalhista e professor de Direito da USP Jorge Souto Maior ao participar do ato público que os servidores realizaram nesta quarta-feira, 15, diante do TRE. “Vim dar meu abraço de solidariedade, numa perspectiva de classe”, anunciou Souto Maior.

“Suas mãos não devem ser amputadas; suas vozes não devem ser caladas”, declarou outro professor de Direito da USP presente na manifestação, o juiz federal Marcus Orione.

Cercado por um aparato policial, o ato reuniu trabalhadores das Justiças Eleitoral, Trabalhista e Federal, além de aposentados.

Também compareceram representantes dos metroviários e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo (Sinsprev), que nos últimos dias se juntaram às várias manifestações de solidariedade recebidas pelos servidores do Judiciário Federal em São Paulo.

Falando em nome do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e da federação nacional dos metroviários, Celso Borba agradeceu o apoio dos servidores do Judiciário à greve da categoria, duramente reprimida pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB) em junho. “Quero saudar a luta de vocês e dizer que podem contar com o apoio dos metroviários, de São Paulo e de todo o Brasil”, afirmou.

Prazo para resposta

A pauta original da manifestação tinha como foco a cobrança de uma resposta do STF e do governo Dilma Rousseff (PT) ao projeto de reposição salarial da categoria. Segundo informou o coordenador da Fenajufe Adilson Rodrigues, as assembleias nos estados estão indicando o próximo dia 21 como prazo máximo para que o governo apresente uma proposta.

Caso isso não aconteça, os servidores desses estados vão paralisar o trabalho no dia 22, com uma avaliação da mobilização em cada estado ao final do dia.

O ato público também foi mais um protesto contra a liminar do desembargador Cotrim Guimarães, do TRF-3, que proibiu a greve dos servidores do TRE marcada para começar no dia 30 de setembro. “Querem calar a nossa voz e nos impedir de exercer um direito fundamental, mas não aceitaremos intimidação”, disse Adilson.

No entanto, trágicos acontecimentos das últimas semanas trouxeram também para o foco do ato público desta quarta-feira questões como condições de trabalho, imposição de metas, assédio moral e adoecimento.

Desumanização do trabalho

A morte da servidora da JT Amanda Priscila Costa, na última segunda-feira, aumentou a indignação e escancarou a necessidade de a categoria se unir contra a desumanização do trabalho.  “Temos um recado à administração: evitem carregar a culpa por mais mortes que, infelizmente, ainda podem ocorrer”, disse Lynira Sardinha, diretora do Sintrajud e servidora da JT em Cubatão.

Ao lembrar os três casos de suicídio que ocorreram no período de um mês entre os servidores da JT de São Paulo, o diretor de base do Sintrajud Marcus Vergne apontou que os três tinham em comum o trabalho. “Existe um assédio institucionalizado naquele Tribunal”, afirmou Marcus, que também é servidor do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa.

Os servidores voltaram a manifestar repúdio contra a atitude da juíza da 26ª vara do Fórum, Elisa Andreoni, que publicou em sua página do Facebook uma desagradável e desrespeitosa mensagem sobre a morte de Amanda. Assim como na véspera, no “Ato pela Vida”, realizado no Fórum Trabalhista, os servidores leram a carta em homenagem a Amanda escrita pelo colega Tauff Ganem de Abreu.

“Festa democrática”

 “O que está acontecendo com os servidores públicos está chegando ao ápice do absurdo”, afirmou Souto Maior. “Por isso, o impedimento ao exercício do direito de greve deve ser enfrentado com muita luta e organização”, declarou. “Se não, o que nos resta fazer? Morrer?”

O professor Marcus Orione destacou que os servidores do Judiciário organizam a chamada “festa democrática” das eleições, mas não são lembrados por isso. “Se não fosse o esforço desses trabalhadores, aquele momento democrático não existiria”, disse Orione. “Mas eles não são lembrados quando tudo está funcionando normalmente; até o momento em que dizem ‘não’”.

Fonte: Sintrajud/SP, com fotos de Joca Duarte

 

Pin It

Entidades Filiadas

MAPASITE logos1200x580jpg1

 

WebTV Fenajufe

Sessão conjunta do Congresso pela derrubada dos vetos 10 e 25/23

Fenajufe transmite sessão conjunta do Congresso pela derrubada dos vetos 10 e 25/23

play_circle_outline

Campanhas

A luta continua com a união de todos

💪Vivemos em um momento que exige de todos nós o compromisso de lutar pelo futuro do nosso país. 😡O governo de Jair Bolsonaro coloca granadas nos nossos bolsos, como disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, para acabar com nossos direitos. 📲Confira como podemos lutar para vencer essa batalha.

play_circle_outline

afju fja fndc