A Fenajufe, representada pela diretora Eugênia Lacerda, participou da reunião do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida que ocorreu no dia 4 de novembro de 2014 (terça-feira) às 9 horas, na sede da Auditoria Cidadã da Dívida, localizada no Edifício OAB (SAS, Quadra 5, Bloco N, 1º andar – Brasília – DF).
Inicialmente, houve um debate de conjuntura em que as entidades reafirmaram a necessidade de intensificar a luta pela Auditoria da dívida pública.
Na análise de conjuntura ficou claro o problema social existente no Brasil por causa do gasto com a dívida pública. O Brasil é a sétima economia mundial, mas é o terceiro pior país em distribuição de renda do mundo. As pessoas pagam altos tributos e têm serviços públicos precários. Enquanto a dívida pública consumiu mais de 40% do orçamento da União em 2013, a saúde ficou com 4,29%, o transporte com 0,59%, a educação somente com 3,70 % e a segurança pública com 0,40% dos recursos.
As entidades também avaliaram positivamente o Curso realizado pela Auditoria Cidadão da Dívida. A primeira turma ocorreu de 1/5/2014 a 30/8/2014.
A Auditoria Cidadã fará uma nova turma do curso em fevereiro de 2015. O curso custará 500,00, com desconto de 10% para pagamento à vista, além de 20 bolsas.
Além da avaliação do curso, foram dados informes dos Núcleos da Auditoria Cidadã da Dívida. Atualmente, há núcleos funcionando em MG, RS, RJ, AL, SP, Oeste do PR, DF, BA, CE, SC
A OAB ajuizou junto ao STF Ação por Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 59/2004 em 08.12.2004). Já foram quase dez anos e, nesse intervalo, foi realizada uma CPI da Dívida na Câmara dos Deputados, que demonstrou fortes indícios de ilegalidades e ilegitimidades no processo de endividamento brasileiro. O atual relator da ADPF é o Ministro Barroso. O STF é o guardião da Constituição Federal, que tem sido descumprida em relação à realização da auditoria da dívida pública, à reposição das perdas inflacionárias dos servidores públicos e ao atendimento de direitos essenciais a milhões de brasileiros, em nosso rico país.
A mobilização social em torno da luta da Auditoria Cidadã da Dívida objetiva não só a melhoria dos serviços públicos, mas o respeito à dignidade da pessoa humana, princípio fundamental da nossa Constituição Federal e a Fenajufe continuará lutando por essa causa.




