Teve início na manhã deste sábado, 12, o 5º Encontro do Coletivo Nacional da Fenajufe de Técnicos do Judiciário e do Ministério Público da União, o Contec. Realizado por webconferência frente à necessidade de resguardar a segurança dos Delegados(as) e Observadores(as), esta edição, com 96 inscritos de 18 sindicatos, é a maior em número de participantes e representa um ganho histórico tremendo na organização coletiva da defesa de direitos.
Outra grande conquista que a Fenajufe celebra é a interpretação em Libras disponibilizada no painel de Conjuntura. Da mesma forma que a aquisição da nova sede da Federação teve como propulsora a necessidade de respeitar a acessibilidade a quem têm direito os servidores(as) com deficiência, também a inclusão de Libras nos eventos busca garantir amplo e universal direito de acesso e participação.
Na saudação inicial da Comissão Organizadora, os coordenadores Charles Bruxel, Leopoldo Lima e Thiago Duarte destacaram a importância do Encontro e a necessidade de lutar, com união, como forma de garantir prerrogativas, ressalvar direitos e avançar rumo a novas conquistas, como Nível Superior para Técnicos – NS.
Questionada quanto a presença de coordenadores Analistas na organização e condução das mesas, a Comissão esclareceu que além de tratar de possibilidade estabelecida pelo Regimento Interno do Contec, a participação permite que as pautas sejam defendidas unitariamente pela Entidade e por dirigentes que inclusive participam da Comissão Permanente de Carreira do CNJ.
Pela Fenajufe registro de presença, nesta primeira fase dos trabalhos, dos coordenadores Charles Bruxel, Engelberg Belém, Fernando Freitas, José Aristeia, Leopoldo Lima, Lucena Pacheco, Luis Cláudio Correa, Ramiro Lopes, Roberto Policarpo, Ronaldo Almeida das Virgens e Thiago Duarte.
Conjuntura
A primeira mesa do dia, coordenada pelos dirigentes Fernando Freitas e José Aristeia, foi o painel de Conjuntura para tratar dos impactos da reforma Administrativa sobre os Técnicos. Nas análises apresentadas, evidenciou-se o risco a que o segmento está exposto, frente ao conjunto de reformas proposto pelo governo não só nas PECs 32 e Emergencial, mas também em projetos de lei que provocam alterações radicais na estrutura do serviço público.
Cacau Pereira em sua apresentação, alertou para o processo de privatização dos dados sobre o serviço público e a população, acelerado a partir da criação do governo digital pela equipe de Bolsonaro. O palestrante também alertou quanto ao risco para todo o funcionalismo público, das “saídas individuais” com as quais flertam algumas categorias do serviço público.
Como forma de evitar qualquer constrangimento aos delegados(as) e observadores(as) em suas manifestações ao longo do evento e de garantir ampla discussão estratégica na defesa das pautas do segmento, a Comissão Organizadora definiu pela não transmissão pública do Encontro. Apenas a gravação do painel de conjuntura será disponibilizada ao longo da próxima semana.
NS
Painel dos mais importantes do encontro, o Nível Superior para Técnicos foi pauta da segunda mesa do dia, a cargo da coordenadora Lucena Martins Pacheco e do coordenador Charles Bruxel.
Para trabalhar o tema Nível superior para os técnicos judiciários: cenário atual e desafios para sua efetivação, foram convidados os palestrantes Amauri Pinheiro – Diretor do Sisejufe/RJ e Técnico Judiciário do TRT/RJ – e Fernando Freitas – Coordenador da Fenajufe, Diretor Administrativo da Assejus e Técnico Judiciário do TJDFT.
Pinheiro, que também é coordenador do Cotec-RJ palestrou sobre o NS. Acesse AQUI o texto base.
A programação do Contec para a tarde do sábado está assim distribuída:
14h – Fórum Permanente de Carreira – Carreira que temos; carreira que queremos.
- Vera Miranda – Assessora Sindical e Especialista em Gestão Pública
14h20 – Debate
15h – Considerações finais da palestrante
15h10 – Outros assuntos de interesse dos técnicos judiciários e ministeriais
16h – Intervalo
16h10 – Análise das propostas de encaminhamentos apresentadas para as instâncias da Fenajufe
18h30 – Encerramento
Luciano Beregeno, da Fenajufe
Matéria atualizada no dia 17 de dezembro, às 09h58, com a inclusão do link de acesso ao texto base da palestra do diretor do Sisejufe, Amauri Pinheiro.