A segunda feira (8) amanheceu com a cor representativa do universo feminino mais forte. A cor lilás está estampada em artes e monumentos em muitas cidades. Nesta data celebramos o Dia Internacional das Mulheres. A data é um convite à reflexão para a valorização e equidade de gênero na sociedade.
O 8 de março é dia de externar repúdio contra todas as formas de violência sofridas pelas mulheres. Desde 2020 com a pandemia do Novo coronavírus, a violência feminina alcançou números alarmantes inclusive com centenas de mortes em casos de feminicídio que triplicaram no país.
Durante a última semana a Fenajufe divulgou as várias atividades desenvolvidas pela organização nos estados e participou do lançamento do 8M, no domingo (7).Os sindicatos prestaram homenagens às mulheres em seus sites e redes sociais. Muitos agendaram homenagens durante todo o mês.
Diante do período pandêmico as atividades em sua grande maioria acontecem de forma virtual.
A Fenajufe retoma a produção de lives e dedica todo o mês de março com temas relacionados a vida das mulheres. Já na próxima quinta feira (11), o debate será “ O impacto da Reforma administrativa na vida das Mulheres”, seguido de “Racismo estrutural e a Mulher Negra”, dia 18/03.
8 de março também é dia de resistir ao assédio moral, ao machismo estrutural e as várias discriminações de que as mulheres são vítimas. Racismo, transhomobifobia, e demais ataques as orientações sexuais. Dia de combater a naturalização do estupro e desvalorização de gênero.
Em seu último congresso (10º Congrejufe em 2019) a Fenajufe orientou aos sindicatos de base a criação de Coletivos e realização de encontros e seminários para promover debates que proporcionem inclusão, respeito e igualdade de gênero na categoria do PJU. Em 2019 aconteceu o 3 Encontro de Mulheres do PJU e MPU e a coordenação feminina da Federação organiza o 4º Encontro para este ano de 2021.
Confira atividades de alguns sindicatos
https://www.fenajufe.org.br/images/
Conheça as entidades que assinaram o Manifesto
https://www.fenajufe.org.br/images/Manifesto
Assista ao vídeo realizado pelas coordenadoras para o 8M – Elcimara Souza, Juscileide Rondon e Lucena Pacheco : http://fenajufe.org.br/audio0403.mpeg
“Mar de Bandeiras” Poesia
“Mulheres em Luta, Semeando Resistências. Somos mulheres, somos guerreiras.
Não naufragaremos, seremos um mar de bandeiras . A beleza nos lábios das companheiras.
Que o vermelho seja o das bandeiras.
Rebrotar a vida, em flores Batendo o pé no chão, sem dores -Somos mulheres, somos guerreiras. Não naufragaremos, seremos um mar de bandeiras
Mulheres ousadas nos guiam – Plantando e tecendo rebeldia. A resistência… vamos dançar Estamos despertas pra luta . Somos mulheres, somos guerreiras, não naufragaremos.
Seremos um mar de bandeiras! A beleza nos lábios das companheiras, que o vermelho seja os das bandeiras. Brotar a vida em flores atento ao pé no chão sem dores”
( Poesia declamada por mulheres do MST – Movimento Sem Terra) , na abertura da 2ª Plenária Nacional de Organização das Lutas Populares dia 03/ de março)
Joana Darc Melo, da Fenajufe