CNJ realiza pesquisa para analisar papel do Judiciário na pandemia

Buscando entender os impactos e as soluções desenvolvidas pelo Poder Judiciário durante a pandemia de Covid-19, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, durante este mês de fevereiro, pesquisa junto aos tribunais com base na análise de dados para avaliação qualitativamente da produção neste período. O relatório final será apresentado no segundo semestre.

De acordo com o CNJ, em um primeiro momento, serão processadas informações sobre petições e sentenças dos processos relacionados à Covid-19, bem como sobre inovações, estratégias e alterações nas rotinas de trabalho para melhor atender a essas demandas.

O levantamento vai analisar os dados de sentenças e atos normativos disponíveis nos bancos de dados do CNJ – DataJud e Justiça em Números -, de maneira qualitativa e quantitativa.

Ainda segundo o CNJ, a partir da segunda semana de fevereiro até o final de março, será realizada consulta para que os tribunais disponibilizem os processos relacionados à pandemia.

A pesquisa, realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), além dos dados estatísticos e da análise qualitativa, o relatório final trará proposta de estratégias de abordagem por meio de políticas públicas, replicáveis para demandas futuras.

 

Raphael de Araújo, da Fenajufe

Com informações da Agência CNJ de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *