Congresso retoma aos trabalhos e Fenajufe reforça unidade na luta contra  PECs que atacam os servidores

Nesta quarta-feira (03), inicia-se oficialmente o ano legislativo. A abertura dos trabalhos parlamentares é precedido de solenidade tradicional na tarde de hoje. Os novos presidentes, eleitos no dia primeiro, assumirão as decisões mais importantes do país.

Apoiados pelo presidente Bolsonaro, os novos comandantes das casas não vacilarão em dar continuidade nos projetos de aniquilamento do funcionalismo público.  Isso inclui trabalhar para a aprovação das proposições já anunciadas como prioridades no parlamento. No pacote estão a PEC Emergencial (PEC 186/2019), da Reforma Tributária (PECs 145/2019 e 110/2019), Pacto Federativo (PEC 188/2019), Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e a PEC dos Fundos Públicos (PEC 187/2019).

Em entrevista concedida nesta manhã, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, (DEM/MG), anunciou uma agenda com o presidente da Câmara Artur Lira (PP/AL), equipe econômica do governo e com o presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é traçar os rumos da pauta econômica do País.

Ainda em período de pandemia, 2021 vai exigir esforços de todas e todos para derrotar a narrativa do governo de que para evitar crise pior, servidoras e servidores terão que ter salários reduzidos e direitos retirados.

Nesse sentido a Federação reforça a importância de manter a unidade e resistência na luta contra a aprovação das PECs, contra as privatizações e pelo retorno do auxílio emergencial. Fundamental buscar diálogo tanto no Senado quanto na Câmara. É preciso acirrar as mobilizações virtuais e reforçar campanha com os sindicatos de base.

Na última segunda feira, (1°) entidades de todo o funcionalismo público realizaram manifestações e carreatas em vários estados. Todas evidenciaram insatisfação  e repúdio com a política e o governo genocida  de Bolsonaro.

A transmissão da retomada dos trabalhos poderá ser acompanhada pela TV e Rádio Senado em tempo real e ainda na internet pelo YouTube, Twitter e Instagram.

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Jornalista da Fenajufe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *