Fotos: Joana Darc Melo/Fenajufe
Com o reinício dos trabalhos no Congresso Nacional a partir da quarta-feira (1º de fevereiro), aumenta a movimentação na Capital da República contra a PEC 287/16, a proposta de reforma da Previdência Social. E a manhã desta terça-feira (31) foi marcada pela recepção dos deputados que retornavam a Brasília, no aeroporto Juscelino Kubitscheck. O trabalho teve início ainda nos Estados onde os sindicatos fizeram o ” bota fora” dos parlamentares, sempre com a recomendação de rejeitar a PEC 287, afinal, 2018 é ano eleitoral.
Com faixas e cartazes, servidores do Judiciário Federal e MPU, apoiados por coordenadores da Fenajufe e do Sindjus/DF e funcionários das duas entidades, manifestaram indignação pela proposta de reforma da Previdência encaminhada pelo governo à Câmara dos Deputados. Apesar de poucos deputados terem retornado à capital nesta terça-feira, a movimentação das entidades foi bem recebida por quem passou pelo JK .
Pela Fenajufe participaram os coordenadores Adriana Faria, Costa Neto, Elcimara Souza, Helenio Barros e Mara Weber. Pelo Sindjus/DF também participaram os coordenadores Eldo Luiz Pereira, Gilmar Saraiva e Roberto Jovane.
A pressão sobre os deputados continua na quarta-feira a partir das 7h30 no aeroporto. Além das faixas e cartazes, continuará a distribuição do panfleto elaborado pelo Sindjus/DF, com os “Dez motivos para lutar contra a reforma da Previdência”, que pode ser acessado aqui.
A pressão continua à tarde, na Câmara dos Deputados, onde dirigentes sindicais estarão visitando os parlamentares.
O calendário de atividades para os próximos dias ficou assim distribuído;
8/2 – 9h – Reunião das entidades do Fonasefe: fechamento da campanha publicitária – sede da Fenajufe
9/2 – Reunião Ampliada dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe)
10/2 – Protocolo da pauta de reivindicações no Ministério do Planejamento (Fonasefe)
18/2 – 10h – Seminário Nacional da Fenajufe sobre os perigos da Reforma da Previdência – Carlton Hotel
– 19/2 – 10 h – Reunião Ampliada da Fenajufe – Carlton Hotel
– 22/2 – Ação em Brasília para pressionar os parlamentares contra a reforma da Previdência.
– 8/3 – Ato no Dia Internacional da Mulher – Indicativo de paralisação nacional contra a reforma da previdência (a data indicada busca uma referência ao Dia Internacional da Mulher, que serão as mais prejudicadas com a reforma).
Mais fotos da movimentação na recepção aos deputados no aeroporto de Brasília podem ser vistas na página da Fenajufe (fenajufe.oficial) no Facebook. Para acessar, clique aqui.