Dando prosseguimento às ações pela recomposição salarial, sindicatos de base realizaram vários atos e manifestações em suas bases nesta quinta-feira (19).
As atividades ocorreram nas ruas e nos locais de trabalho. Em suas manifestações, os dirigentes sindicais dialogaram com demais servidores sobre a necessidade de intensificar a pressão ao governo para garantir a recomposição salarial justa e isonômica para todo funcionalismo.
A luta é pelo índice mínimo de 19,99% referente às perdas inflacionárias dos últimos três anos. Desde início do ano a classe de servidores públicos tenta negociação do percentual, no entanto continuam negligenciados pela equipe econômica do governo.
Na última terça-feira (17) os fóruns representativos dos servidores públicos FONASEFE e FONACATE, protocolaram mais um pedido de audiência com os presidentes da Câmara dos Deputados e Senado Federal, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) respectivamente para tratar da recomposição.
Até o momento sem nenhuma resposta do governo e desprezadas, as representações das servidoras e servidores públicos organizam mais uma semana de mobilização intensa em Brasília.
Confira calendário
24/5:11h20min: Audiência Pública na CTASP – Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara dos Deputados
30/5:14 horas – Ato político em favor da recomposição da Indenização de Transporte dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, por ocasião da sessão do CJF;
31/5: 9 horas – ato público dos Servidores Públicos Federais (SPF’s) com concentração no espaço do servidor, com Marcha (organizado pelo Fonasefe);
31/05: 14 horas – Grande Ato Político “Pela valorização das Servidoras e Servidores Públicos: Recomposição Inflacionária Já” no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados. O objetivo é pressionar o governo e engajar os parlamentares (deputados e senadores) na luta pela recomposição salarial dos SPF’s;
1º/6:
A Fenajufe orienta a permanência em Brasília para cumprimento de agenda no STF no período da manhã, entregando memoriais e materiais da Federação para cada Ministro e suas assessorias a respeito da campanha salarial.
Na parte da tarde, atuação no Congresso Nacional e/ou TCU com vistas a encaminhar questões de interesses da categoria, priorizando os projetos do Senado de “Desjudicialização da Execução”,“NS Já” e “Quinquênios” para todo funcionalismo público.
Joana Darc Melo