Fenajufe participa de carreata e atos contra a Reforma Administrativa neste Dia Nacional de Luta

A Fenajufe participou da carreata e dos atos em frente ao Congresso Nacional, na manhã desta quinta-feira (10), pelo Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa, PEC 186/19 e em defesa do auxílio emergencial para a população. A concentração ocorreu em frente ao Palácio do Buriti, sede do Executivo local, e seguiu pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso.

Pela Fenajufe, participou o coordenador Roberto Policarpo e, da base do Sindjus-DF, a servidora Ana Paula Cusinato e os servidores Roney Marcelino e Anderson Carneiro de Morais Sá. Estiveram presentes, ainda, diversas entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) como Sinasefe, Andes-SN, Condsef, Fenasps, CSP Conlutas, entre outras, além da União Nacional dos Estudantes (UNE) e a CUT Nacional.

Durante as falas das entidades, o coordenador Policarpo, representando a Federação, afirmou que hoje é um importante dia de luta contra a Reforma Administrativa de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes. E que o objetivo da reforma é acabar com o serviço público de qualidade e entregar para o setor privado.

Em entrevista à TV Câmara, Policarpo lembrou que, com essas medidas do governo, quem mais vai perder é a população com a precarização do atendimento. “Assim como aconteceu depois da EC 95, Reforma Trabalhista e da Previdência”.

Antes das falas dos representantes das entidades, uma peça teatral foi encenada mostrando os danos da PEC 32/2020 aos servidores e à sociedade. A proposta, entre outros pontos, vai permitir a criação de vínculos sem a regra geral do concurso, aumentando a indicação para cargos comissionados. Além disso acaba com a estabilidade para novos servidores e propõe o fim do Regime Jurídico Único (RJU).

Mobilização Nacional

O dia está sendo tomado por diversos atos presenciais e virtuais contra os ataques do governo. A participação das servidoras e servidores do PJU e MPU é de extrema importância na pressão aos parlamentares para que a proposta não avance no parlamento.

Acesse AQUI o quadro de mobilização com as atividades dos Sindicatos de base.

PEC Emergencial

O novo relatório da PEC Emergencial (186/19), apresentado pelo senador Márcio Bittar (MDB-AC) na terça-feira (8), continua tendo os servidores como alvo. Apesar da retirada do dispositivo que previa redução de 25% da jornada e salário, a PEC 186/19 propõe que, se no período de doze meses, a relação entre despesas correntes e receitas correntes superar 95%, ficam proibidos aumento, reajuste ou adequação de remuneração aos servidores.

Leia mais: Relatório da PEC Emergencial mantém servidores como alvo

Assista ao vídeo da fala do coordenador Policarpo:

 

Raphael de Araújo, da Fenajufe (texto, fotos e vídeo)