Fenajufe participa de seminário de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, sexual e às discriminações no Poder Judiciário

Tema foi debatido no Encontro de Mulheres, evento foi realizado pelo CNJ nos dias 12 e 13

A Fenajufe esteve presente no seminário “Encontro das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no PJU” realizado pelo Conselho Nacional de Justiça nos dias 12 e 13/11.

O seminário discutiu estratégias e ações para identificar, prevenir e combater o assédio moral e sexual, além de outras formas de discriminação que possam ocorrer no ambiente institucional, visando o fortalecimento de práticas de integridade, respeito e bem-estar no ambiente de trabalho.

Marcaram presenças as coordenadoras Lucena Pacheco, Soraia Marca, Luciana Carneiro e Márcia Pissurno. Ainda participaram representantes do Sitraemg/MG, Sintrajufe/PI, Sinjuspar/PR, Sindissétima/CE, Sisejufe/RJ, Sindiquinze/SP e Sindjufe/MS.

É importante destacar que o tema foi extremamente debatido no Encontro Nacional de Mulheres da Fenajufe, ocorrido no último final de semana (09 e 10) com o painel de boas práticas.

Na ocasião as participantes construíram uma carta contra todas as formas de violência. O documento pede que o Poder Judiciário crie políticas públicas que eliminem, de fato, as formas de violência sofridas pelas mulheres nos órgãos e instituições laborais e destaca as agressões virtuais que tem se proliferado absurdamente como ferramenta de ataques machistas e misóginos.

Leia carta AQUI.

Entre outros pontos, o seminário ressaltou a importância da efetividade de canais de comunicação no Poder Judiciário para as denúncias de assédio, além da promoção de treinamentos e capacitações para os servidores (as), magistrados(as), o fortalecimento das políticas de acolhimento e apoio às vítimas.

Durante esses dois dias, membros de tribunais e conselhos trocaram experiências por meio de painéis e oficinas de trabalho com o objetivo de instrumentalizar comissões e subcomitês que tratam do tema em suas instâncias.

O seminário pode ser visto na íntegra no canal do CNJ no Youtube:
https://www.youtube.com/%40cnj/streams.

A coordenadora Luciana Carneiro falou da importância do debate nas instâncias do PJU.

Joana Darc
Jornalista da Fenajufe