Entidades integrantes do Fonasefe estiveram reunidas na tarde desta quarta-feira, 30, em Brasília para dar continuidade aos preparativos da primeira reunião ampliada do Fórum e a campanha nacional contra a Reforma da Previdência. A Fenajufe esteve representada pelos coordenadores Adilson Rodrigues e Gláucio Luiz, no plantão da semana. A mesa ficou sob coordenação do próprio Adilson, ao lado de Rogério Expedito, da Condsef.
Preocupação das entidades, a constante ameaça de retirada de direitos dos trabalhadores – tanto públicos quanto na iniciativa privada – recrudesce ante a nova configuração do Executivo e Legislativos federais, o que exigirá do conjunto dos trabalhadores, capacidade máxima de mobilização.
Para aprofundar a discussão sobre tais ameaças e o cenário que está se configurando no plano político-administrativo e social, acontece nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro a primeira reunião ampliada do Fonasefe. A discussão quanto à dinâmica da ampliada tem como proposta para o primeiro dia, 15/2, a realização de atividade externa que busque sensibilizar a população. Já o segundo dia, 16/2, seria dedicado às atividades próprias de cada entidade nacional. O terceiro dia, 17/2, seria dedicado aos debates e palestras, bem como à construção do manifesto oriundo dos debates.
Ainda quanto à programação da Ampliada, a Fenajufe defendeu que ao fim dos trabalhos, no domingo, 17, seja trabalhada uma coletiva de imprensa. O objetivo é explicitar e reforçar à população, os perigos que os direitos sociais enfrentarão a partir do ataque contra os serviços e servidores públicos.
Sobre a campanha salarial 2019 as entidades nacionais deverão atualizar suas pautas e, posteriormente, a pauta prioritária dos federais também será atualizada a partir dos debates na Ampliada, para protocolo nos próximos meses.
Para fortalecimento da mobilização do segmento, as entidades devem buscar a reativação dos Fóruns Regionais dos Servidores Públicos federais, nos estados.
Justiça do Trabalho
Outro debate que também deu tom nas discussões foi a participação do Fórum no Ato em Defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Sociais, que tem a Fenajufe como organizadora. O ato acontece no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, a partir das 14 horas na terça-feira, 5.
Na exposição feita por Adilson Rodrigues, ficou clara a necessidade de preservação da JT, como ultima trincheira na luta pela dignidade do trabalhador. O dirigente foi incisivo ao chamar à união as entidades do Fórum, para defender a pasta. Ainda segundo coloca o coordenador da Fenajufe, o grande desafio é a articulação de uma grande trincheira em defesa dos trabalhadores, trazendo junto os movimentos sociais.
Adilson Rodrigues propôs ainda, como atividade conjunta do Fórum, panfletagem na segunda-feira, 4, no aeroporto, recepcionando os novos parlamentares e mostrando a eles que um ataque à Justiça do Trabalho não ficará impune.
A Fenajufe mais uma vez destaca a importância da participação dos sindicatos com o envio de representação a Brasília, neste momento crítico de ataques aos direitos com o risco de extinção da Justiça do Trabalho. A Federação convida a todos que chegarem a Brasília, a uma reunião organizativa na terça-feira, 5/2, às 11 horas, no auditório da Fenajufe, com o objetivo de alinhar as estratégias de atuação.
Orientações Gerais às Entidades que participarão do 5/2 em Brasília
– Enviem o nome e documento de quem estará em Brasília para o ato do dia 5/2. Nomes na lista terão preferência para acesso ao Nereu Ramos;
– Haverá equipe de apoio da Fenajufe a partir das 13 horas de terça feira, 05/02, na recepção às delegações no Anexo II da Câmara dos Deputados. O nome e telefone da assessoria serão informados diretamente aos sindicatos, nesta sexta-feira, 1.
– Sindicatos: inscrevam-se para uso da palavra durante o Ato em Defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Sociais;
– Haverá reunião preparatória com as delegações, na sede da Fenajufe, às 11 horas da terça-feira, 5/2
Luciano Beregeno, da Fenajufe
Fotos: Joana Darc Melo, da Fenajufe