A Fenajufe se soma às demais entidades e movimentos sociais em defesa do deputado – sempre atuante nas pautas das servidoras e servidores públicos
#GlauberFica: Conselho de Ética da Câmara marca oitiva das testemunhas para esta quarta-feira (30)
Servidoras e servidores públicos devem acompanhar com atenção o que está em curso neste momento no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados: a tentativa arbitrária de silenciamento de uma das vozes mais combativas no parlamento, principalmente em defesa do serviço público. Está marcada para esta quarta-feira (30) a oitiva das testemunhas no processo referente à Representação nº 5/24 contra o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).
Foram arroladas pelo relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), as seguintes testemunhas de acusação:
1. Deputado Alberto Fraga (confirmado)
2. Deputado Kim Kataguiri (aguardando resposta)
3. Senhor Gabriel Costenaro de Sousa (confirmado)
4. Policial Legislativo que presenciou os fatos ocorridos no dia 16 de abril de 2024 (aguardando resposta)
O que aconteceu?
O Conselho de Ética aprovou, em setembro, a admissibilidade da representação (REP 5/24) do Partido Novo contra Glauber Braga. Ele é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara, no dia 16 de abril, o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro, após reagir a uma série de insultos e constrangimentos.
Apoie
A equipe de gabinete do parlamentar divulgou, na semana passada, o abaixo-assinado #GlauberFica em apoio ao parlamentar. Apoie!
Clique AQUI e assine a petição em apoio ao deputado.
A equipe do parlamentar destaca no texto do abaixo-assinado que a perseguição contra Glauber é política, mas estão usando a Comissão de Ética para sequestrar um mandato combativo, de luta e que enfrenta a extrema direita. E que, após intervenção do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), o relator – antes contrário à cassação – mudou de ideia apresentando um parecer favorável à instauração do processo.
Histórico de luta
A Fenajufe se soma às demais entidades e movimentos sociais em defesa do deputado – sempre atuante nas pautas das servidoras e servidores públicos. Nos últimos anos, Glauber sempre esteve ao lado da classe trabalhadora, a exemplo dos votos contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff; à reforma trabalhista (Temer); e à reforma da Previdência (Bolsonaro). Além disso, Glauber também lutou com o funcionalismo pela derrota da reforma administrativa (PEC 32/2020) e contra as privatizações, em especial a da Petrobras.
Em nota publicada também em setembro, a Federação destacou que Glauber Braga sempre defendeu com firmeza os direitos dos(das) servidores(as) e a valorização dos serviços públicos; é ativo na luta contra o capacitismo, etarismo, assédios, e contra a entrega do patrimônio nacional. Por isso é alvo constante de intimidações por militantes da extrema direita e parlamentares que atuam cotidianamente contra o povo brasileiro.