#GlauberFica: Conselho de Ética da Câmara marca oitiva das testemunhas para esta quarta-feira (30)

A Fenajufe se soma às demais entidades e movimentos sociais em defesa do deputado – sempre atuante nas pautas das servidoras e servidores públicos

Servidoras e servidores públicos devem acompanhar com atenção o que está em curso neste momento no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados: a tentativa arbitrária de silenciamento de uma das vozes mais combativas no parlamento, principalmente em defesa do serviço público. Está marcada para esta quarta-feira (30) a oitiva das testemunhas no processo referente à Representação nº 5/24 contra o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).

Foram arroladas pelo relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), as seguintes testemunhas de acusação:

1.⁠ ⁠Deputado Alberto Fraga (confirmado)
2.⁠ ⁠Deputado Kim Kataguiri (aguardando resposta)
3.⁠ ⁠Senhor Gabriel Costenaro de Sousa (confirmado)
4.⁠ ⁠Policial Legislativo que presenciou os fatos ocorridos no dia 16 de abril de 2024 (aguardando resposta)

O que aconteceu?

O Conselho de Ética aprovou, em setembro, a admissibilidade da representação (REP 5/24) do Partido Novo contra Glauber Braga. Ele é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara, no dia 16 de abril, o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro, após reagir a uma série de insultos e constrangimentos.

Apoie

A equipe de gabinete do parlamentar divulgou, na semana passada, o abaixo-assinado #GlauberFica em apoio ao parlamentar. Apoie!

Clique AQUI e assine a petição em apoio ao deputado.

A equipe do parlamentar destaca no texto do abaixo-assinado que a perseguição contra Glauber é política, mas estão usando a Comissão de Ética para sequestrar um mandato combativo, de luta e que enfrenta a extrema direita. E que, após intervenção do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), o relator – antes contrário à cassação – mudou de ideia apresentando um parecer favorável à instauração do processo.

Histórico de luta

A Fenajufe se soma às demais entidades e movimentos sociais em defesa do deputado – sempre atuante nas pautas das servidoras e servidores públicos. Nos últimos anos, Glauber sempre esteve ao lado da classe trabalhadora, a exemplo dos votos contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff; à reforma trabalhista (Temer); e à reforma da Previdência (Bolsonaro). Além disso, Glauber também lutou com o funcionalismo pela derrota da reforma administrativa (PEC 32/2020) e contra as privatizações, em especial a da Petrobras.

Em nota publicada também em setembro, a Federação destacou que Glauber Braga sempre defendeu com firmeza os direitos dos(das) servidores(as) e a valorização dos serviços públicos; é ativo na luta contra o capacitismo, etarismo, assédios, e contra a entrega do patrimônio nacional. Por isso é alvo constante de intimidações por militantes da extrema direita e parlamentares que atuam cotidianamente contra o povo brasileiro.

Raphael de Araújo
Jornalista da Fenajufe