A Fenajufe participa, nesta terça-feira (29), do seminário ‘O Desmonte do Estado Social Brasileiro – Causas, Consequências e Contradições’ organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).
Os coordenadores Costa Neto, Fabiano dos Santos, Roberto Policarpo e Thiago Duarte acompanharam os trabalhos nesta manhã. Estiveram presentes, também, representantes do Sisejufe-RJ e Sindjufe-MS. O primeiro painel foi sobre “Os impactos das medidas do governo Bolsonaro no Estado Brasileiro e suas consequências para a sociedade” com a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Maria Lúcia Fatorelli e Clemente Ganz Lúcio, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Temas como a aprovação da reforma da Previdência; PLP 459/2017, que visa “legalizar” esquema fraudulento que desvia arrecadação tributária e gera dívida pública ilegal; privatizações impostas pelo governo; MP 881; Cessão onerosa do petróleo PEC 98/2019; entre outros foram tratados.
O painel 2 contou com a participação do representante da Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas William Louzada; do representante do Observatório da Democracia Alexandre Navarro e Bráulio Santiago Cerqueira, da Unacon Sindical.
Os painelistas falaram sobre privatizações, Reforma Administrativa e desmonte dos serviços públicos e os desafios para os movimentos sociais.
Debates a tarde
O coordenador de Formação e Organização Sindical da Fenajufe Thiago Duarte será o palestrante no painel 4 – “As medidas do governo que atingem os órgãos de controle, fiscalização e arrecadação, suas consequências para o serviço público e o papel do Judiciário Brasileiro perante a sociedade”. O dirigente abordará a Justiça Brasileira a partir da 16h.
Os palestrantes Carlos Silva, presidente do Sinait; Paulo Lino, presidente do Sinal; Kleber Cabral, presidente Sindifico Nacional; Rudinei Marques, presidente do Fonacate; Mauricio Rodrigues Porto, presidente do ANFFA Sindical e Geraldo Seixas, presidente do Sindireceita falarão, no mesmo painel, sobre os Órgãos de Controle, Fiscalização, Arrecadação.
Antes, o painel 3 terá como tema “O direito à Educação, a importância da Seguridade Social e da Ciência, Tecnologia e Pesquisa no Desenvolvimento do Estado Brasileiro.
Educação – Eblin Farage – Secretaria Geral do Andes-SN e Antônio Alves Neto Diretor da Fasubra Sindical.
Ciência e Tecnologia – Acioli Cancellier de Olivo – Diretor do SINDCT
Seguridade Social (Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência social) – Sergio Ronaldo da Silva Secretário Geral da Condsef/Fenadsef; Rogerio A. Expedito – (Servidor do Extinto M. Trabalho e Diretor da Condsef); Moacir Lopes (Servidor do INSS e Diretor da Fenasps).
Texto e fotos: Raphael de Araújo, da Fenajufe