Mecanismo foi estabelecido a partir da Plenária Extraordinária de Brasília, em 2016
Desde o dia 1º de maio a Direção Executiva da Fenajufe tem nova composição, com o rodízio estabelecido a partir da Plenária Extraordinária de Brasília, no final de 2016, as Forças que compõem da Direção podem substituir, anualmente, seus titulares por suplentes, bem como reorganizar a distribuição destes coordenadores nos cargos.
Com o revezamento, pela Força Luta Fenajufe, Adilson Santos (Sintrajud/SP) assume a Coordenação Geral em substituição a Helenio Barros (Sisejufe/RJ). Elcimara Souza (Sindjus/DF) volta a integrar a Coordenação de Políticas Permanentes, antes ocupada por Saulo Arcangeli (Sintrajufe/MA), que agora passa a integrar a Coordenação de Comunicação e Imprensa. Por sua vez, Cristiano Moreira (Sintrajufe/RS), antes coordenador de Comunicação, comporá a Coordenação Jurídica e Parlamentar no lugar de Erlon Sampaio (Sintrajud/SP). Helenio Barros e Erlon Sampaio tornam-se suplentes.
Mudanças também informadas pela Força Sem Correntes. Gláucio Luiz (Sinjuspar/PR) assume a titularidade no lugar de Adriana Faria (Sindjus/DF), agora suplente. Mas Adriana Faria comunicou à Direção Executiva a renúncia ao cargo de coordenadora, pois assumiu pré-candidatura a deputada federal pela Rede do DF. O coordenador Gláucio passa a integrar a Coordenação Jurídica e Parlamentar.
Outra alteração comunicada é a da Força União Por Justiça. Marcelo Melo (Sisejufe/RJ) assume a titularidade no lugar de Rodrigo Carvalho (Sindijufe/MT), agora na suplência. A Força realizou ainda remanejamento interno, onde Marcelo Ortiz (Sintrajufe/RS) passa a compor a Coordenação Jurídica e Parlamentar enquanto Marcelo Melo integra a Coordenação de Formação Política e Organização Sindical.
Renúncia
Na tarde da quarta-feira, 2 de maio, a coordenadora Adriana Faria protocolou comunicado de renúncia ao cargo na Fenajufe. No documento a dirigente invoca a coerência com as bandeiras de luta com as quais se elegeu coordenadora da Federação em maio de 2016 no 9º Congrejufe em Florianópolis (SC), para justificar a renúncia. Compromisso escrito assinado pelos integrantes da Força Sem Correntes durante aquele Congrejufe, determina ao diretor que se filiar a partido político, o desligamento da Fenajufe. Adriana Faria apresentou um relatório de gestão à Direção Executiva (acesse AQUI) e um resumo, em vídeo, sobre sua atuação enquanto coordenadora da Fenajufe. O vídeo pode ser acessado NESTE LINK.
Revezamento
O rodízio foi aprovado na Plenária Extraordinária de Brasília, em novembro de 2016. Ele estabelece que as chapas integrantes da Direção Executiva da Federação poderão alterar, anualmente, seus representantes titulares, indicando o suplente que o substituirá.
Com as substituições, a composição da Direção Executiva fica assim configurada:
9ª Diretoria Executiva da Fenajufe – Gestão 2016/2019
(composição estabelecida pelo rodízio a partir de 1º de maio de 2018)
Coordenação Geral
Adilson Rodrigues Santos – Sintrajud/SP
Júlio César de Oliveira Brito – Sitraemg/MG
José Aristéia Pereira – Sindiquinze/SP
Coordenação de Finanças
Gerardo Alves Lima Filho – Sindjus/DF
José Rodrigues Costa Neto – Sindjus/DF
Coordenação de Imprensa e Comunicação
Saulo Costa Arcangeli – Sintrajufe/MA
Vicente de Paulo da Silva Sousa – Sinje/CE
Mara Rejane Weber – Sintrajufe/RS
Coordenação Jurídica e Parlamentar
Marcelo Rodrigues Ortiz – Sintrajufe/RS
Gláucio Luiz da Silva – Sinjuspar/PR
Cristiano Bernardino Moreira – Sintrajufe/RS
Coordenação de Formação Política e Organização Sindical
Rodrigo Gomes Peixoto – Sitraemg/MG
Marcos José dos Santos – Sindjuf/PB
Marcelo de Melo Ferreira – Sisejufe/RJ
Coordenação de Políticas Permanentes
Ronaldo de Almeida das Virgens – Sisejufe/RJ
Alisson Ribeiro Silva – Sindijufe/ROAC
Elcimara Augusto de Souza – Sindjus/DF
Suplentes:
Helenio Porto Barros – Sisejufe/RJ
José Everson Nogueira Reis – Sinjufego/GO
Edmilton Gomes de Oliveira – Sindjus/DF
Rodrigo Ferreira Carvalho – Sindijufe/MT
Adriana Barbosa Rocha de Faria – Sindjus/DF (renunciou em 2 de maio de 2018, leia a carta de renúncia AQUI .)
Erlon Sampaio de Almeida – Sintrajud/SP
Luciano Beregeno