fbpx

banner tv fenajufe

banner radio fenajufe

banner tv fenajufe

banner fenacast

banner tv fenajufe

banner radio fenajufe

banner tv fenajufe

banner fenacast

Agência de Notícias

Em reunião com senador Paulo Paim, Sintrajufe/RS manifesta preocupação com reforma administrativa; senador não descarta votação ainda em 2020

O Sintrajufe/RS realizou, na manhã da terça-feira, 27, uma reunião com o senador Paulo Paim (PT-RS), para tratar da reforma administrativa (PEC 32/2020) enviada pelo governo ao Congresso Nacional. Participaram da reunião representantes da direção do sindicato e diretores e diretoras de base. Na avaliação de Paim, a votação da proposta ainda em 2020 é difícil, “mas não impossível” e reforçou que é preciso ampliar a mobilização dos trabalhadores e das trabalhadoras para barrar a reforma.

Pin It

Dia do Servidor e da Servidora: Sintrajufe/RS participa de ato unificado contra a reforma administrativa e por mais e melhores serviços públicos

Na tarde dessa quarta-feira, 28, o Sintrajufe/RS participou de um ato unificado convocado pela Frente dos Servidores do Rio Grande do Sul. O ato marcou o Dia do Servidor e da Servidora, celebrado em 28 de outubro e reuniu representantes de entidades do serviço público federal, estadual e municipal. Na pauta, a luta contra a reforma administrativa e contra as propostas de desmonte e a defesa de mais e melhores serviços públicos.

Pin It

Sindjus-AL realizará ato em defesa dos serviços públicos e contra a reforma administrativa nesta quarta (28)

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (Sindjus-AL) convida os servidores públicos e movimento sociais para ato público em defesa dos serviços públicos, contra a reforma administrativa e contra as privatizações nesta quarta-feira (28), às 14 horas, em frente ao prédio sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Em homenagem ao Dia do Servidor Público, nesta quarta-feira (28), o Sindjus-AL busca, com a mobilização, mostrar à sociedade a importância dos serviços públicos e dos servidores públicos pela garantia dos direitos sociais e serviços essenciais como Saúde, Educação e Justiça.

Com a reforma administrativa, PEC 32/2020, as políticas sociais do Estado serão desmontadas.  O governo deixa de oferecer os serviços essenciais, como saúde e educação, para entrega-los à iniciativa privada, além de ampliar as privatizações, retirar direitos do funcionalismo público, aumentar a precarização do trabalho e dos serviços públicos, abrindo espaço para terceirização.

Com a PEC, o presidente da República terá autonomia para extinguir cargos e órgãos da administração indireta, como Universidades e Ifs, INSS, Órgãos Reguladores, DNIT, Ibama, Fiocruz, INPE, Funasa, dentre outros órgãos importantes para a sociedade.

A reforma administrativa também acaba com a estabilidade dos servidores, podendo impedir denúncias e ações contra desvios orçamentários, corrupção e as famosas ‘rachadinhas’.

A proposta propõe o fim do Regime Jurídico Único e do concurso público, acabando com o plano de carreira para os atuais servidores, possibilitando a redução de jornada e da remuneração.

O coordenador Jurídico do Sindjus-AL, Paulo Falcão, também ressalta a mobilização contra a PEC Emergencial, PEC 186/2019, que prevê a redução da jornada e corte de até 25% nos salários dos servidores, suspensão de promoção e proibição de concursos. O governo já havia aprovado a Lei Complementar 173/2020 que suspendeu reajuste salarial dos servidores públicos e despesa de pessoal por 18 meses, prejudicando as categorias do funcionalismo público.

A mobilização contra a reforma Administrativa é nacional e faz parte do calendário de luta aprovado pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário e Ministério Público da União (Fenajufe), pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pela CSP-Conlutas.

Para realização do ato público, o Sindjus-AL, em respeito às medidas sanitárias na pandemia do novo coronavírus, disponibilizará de álcool em gel e orienta os servidores e participantes quanto ao uso de máscaras.

Contato do Sindjus: Paulo Falcão - coordenador Jurídico - 82 9 8151 9798

Pin It

Semana do Servidor: Sisejufe promove campanha de valorização do serviço público e atos conjuntos com outras entidades, em protesto contra a reforma administrativa

Sindicato apoiará, ainda, eventos dos tribunais em homenagem aos servidores e servidoras

Pin It

Live: Sindjufe/MS e Sindissétima/CE nesta quarta-feira (28)

Tema: Os impactos da Reforma Administrativa para os atuais servidores e concurseiros

Pin It

Núcleo de Agentes de Segurança do Sintrajuf-PE debate avanços da categoria e engajamento em pautas gerais

O Sintrajuf-PE realizou reunião com o Núcleo de Agente de Segurança (NAS) do Poder Judiciário da União em Pernambuco com o propósito de debater temas e ações relevantes à categoria. Entre as pautas, o momento de máxima gravidade do conjunto de propostas da “reforma administrativa” e o ganho da Fenajufe com a constituição do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Outro ponto discutido esteve centrado em iniciativas contra fragmentações, como a ocorrida no Distrito Federal, com a desfiliação do Sindjus da Fenajufe.

Pin It

Sintrajufe/RS lança cartilha sobre a reforma administrativa

O Sintrajufe/RS lança uma cartilha, em formato digital, explicando a PEC 32/2020, de reforma administrava, e mostrando por que a proposta significa a destruição dos serviços públicos. Quem é atingido, como ficam estabilidade, salários, carreiras, concursos públicos: o texto responde a essas e outras dúvidas.

Pin It

Sintrajuf-PE realiza encontro de Técnica(o)s Judiciária(o)s e debate reformas, carreira e unidade da categoria

O Sintrajuf-PE realizou, na última quarta-feira (21), o Encontro de Técnica(o)s Judiciária(o)s. Em pauta, a discussão de carreira, valorização do cargo e a luta contra a reforma administrativa. O objetivo do debate foi coletar informações e posições que vão integrar o processo de construção e defesa das pautas da categoria junto à Fenajufe e na Comissão de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Pin It

R$ 39 mil é muito? Não para Paulo Guedes. Sintrajufe/RS lança vídeo mostrando que reforma administrativa aumenta privilégios e prejudica servidores com menores salários; veja, curta, compartilhe

O Sintrajufe/RS lança, nesta quinta-feira, 21, o terceiro vídeo da campanha contra a reforma administrativa de Jair Bolsonaro (sem partido) e Paulo Guedes. O sindicato mostra que o discurso sobre "acabar com privilégio" é uma farsa: o governo quer aumentar os ganhos de quem já ganha muito e, para os que ganham pouco – que são a maioria do funcionalismo no Brasil –, propõe congelamento e redução salarial.

Pin It

Com site fora do ar por problemas técnicos, Sitraemg elegerá sábado (24/10) sua Comissão Eleitoral

O SITRAEMG comunica aos seus filiados, e ao público em geral, que seu site está fora do ar desde a tarde de segunda-feira (19/10), em decorrência de problemas técnicos. Desde então, o setor de Informática da entidade vem se empenhando no sentido de detectar as causas desses problemas e restabelecer o pleno funcionamento do portal, pedindo a todas suas desculpas pelos transtornos.

Pin It

Sintrajufe/RS lança segundo vídeo contra reforma administrativa denunciando desmonte da saúde pública

 
 

O Sintrajufe/RS está lançando, nesta quinta-feira, 15, o segundo vídeo da campanha contra a reforma administrativa de Jair Bolsonaro (sem partido) e Paulo Guedes. Desta vez, o foco é o desmonte da saúde pública promovido pelo governo e que será aprofundado caso a reforma seja aprovada. Além disso, o vídeo destaca o importante papel do SUS e dos profissionais da área no combate à pandemia do novo coronavírus, apesar do descaso dos governantes.

Veja abaixo o vídeo:

 

eja AQUI o primeiro vídeo da campanha.

A campanha do Sintrajufe/RS é parte das lutas nacionais contra a reforma, buscando conscientizar a população sobre o verdadeiro significado da proposta de Jair Bolsonaro (sem partido) e Paulo Guedes – o fim dos serviços públicos. Ao mesmo tempo, a campanha tem como objetivo mobilizar a categoria nessa luta, uma urgência tanto para as servidoras e os servidores públicos quanto para o conjunto da população, que, caso a reforma seja aprovada, ficará sem a garantia de direitos hoje protegidos. Por isso, o foco é a defesa de mais e melhores serviços públicos, não menos.

Pin It

Sintrajufe/RS ingressa com ação a fim de garantir o pagamento de insalubridade e periculosidade a colegas do Judiciário Federal e do MPU no RS, cortado na pandemia

O Sintrajufe/RS ingressou com ação judicial (5054377-23.2020.4.04.7100), no dia 1º de outubro, a fim resguardar o direito ao recebimento dos adicionais ocupacionais, em especial de insalubridade e periculosidade. A medida abrange todos os servidores e servidoras do Judiciário Federal e do Ministério Público Federal no RS que recebiam esses adicionais no período anterior à imposição do trabalho remoto. A ação foi distribuída para a 4ª Vara Federal de Porto Alegre.

Na ação, é feito um levantamento da legislação e de regulamentações publicadas pelo governo federal, pelo Conselho Nacional de Justiça e pelos tribunais regionais no estado tratando do trabalho remoto diante da pandemia e seu agravamento. Os tribunais regionais, no âmbito do 1º e do 2º graus, sob a orientação da instrução normativa (IN) 19/2020, do Ministério da Economia, estão efetivando os procedimentos para identificar e suspender o pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade. “Frente a esta situação, os servidores que fazem jus aos adicionais de insalubridade e periculosidade, por força de um regime de trabalho compulsório e transitório, deixaram/deixarão de receber uma gratificação a que têm direito”, conforme a inicial da ação judicial.

O Sintrajufe/RS sustenta que “Estes adicionais visam compensar o trabalhador pela exposição/risco do trabalho sob condições mais desgastantes/perigosas que a prestação normal de trabalho”. Além disso, “a Lei 8.112/90 concede os adicionais de insalubridade e periculosidade aos servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou com risco de vida, cessando o direito apenas no caso da eliminação das condições ou riscos que deram causa à sua concessão, o que não é o caso”.

Portanto, a IN 19/2020 é “uma vedação arbitrária, que impõe uma redução vencimental em evidente prejuízo de difícil reparação aos servidores amparados pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Federais, com a retenção de valores que lhe são devidos pela natureza de suas funções”. E “a tentativa de diminuição de gastos com pessoal pela administração, além de desnecessária, é ilegal, posto que onera a parte mais fraca, ou seja, o servidor público, com o corte de adicionais regulamentados por Lei”.

Leia a inicial da ação.

Pin It

Sintrajuf-PE estreia campanha de rádio contra reforma administrativa

O Sintrajuf-PE inicia, nesta segunda-feira (19), campanha de rádio que será veiculada em todo o Estado. Essa é uma das ações de comunicação contra a reforma administrativa promovidas pelo Sindicato. A proposta do Minuto Sintrajuf é, de maneira didática e objetiva, mostrar a intenção do Governo de ampliar o desmonte dos serviços públicos, prejudicando toda a população.

Pin It

Live Sintrajuf-PE discute a imagem dos servidores públicos na mídia comercial

Os servidores e os serviços públicos são vítimas constantes de distorções por parte dos meios comerciais de comunicação

Pin It

Moção contra a Reforma Administrativa: TRT-GO atende pedido do Sinjufego

Pleno do TRT-18 acolhe requerimento do Sinjufego e aprova moção contra a Reforma Administrativa

Pin It

Mato Grosso avalia o cenário da luta contra a reforma administrativa e destaca que a Categoria não pode falhar nesta missão

"Construir a resistência e não deixar a PEC 32/2020 avançar". Esse foi o entendimento dos participantes da assembleia do SINDIJUFE-MT sobre a reforma administrativa, ocorrida na tarde desta quinta-feira (08), por videoconferência. Na assembleia foi destacado que o enfrentamento do Projeto de Emenda Constitucional da reforma administrativa será o foco principal da Reunião Ampliada que a Fenajufe estará realizando neste sábado (10), com os seus Sindicatos filiados.

Pin It

Sintrajufe/RS lança campanha de TV e rádio, além de mídias sociais, para combater reforma administrativa e defender melhores serviços públicos

Começaram a ser veiculadas em meios de comunicação do Rio Grande do Sul as primeiras peças da campanha de mídia que o Sintrajufe/RS está lançando como parte do combate à reforma administrativa de Jair Bolsonaro (sem partido) e Paulo Guedes. A campanha terá peças em rádio e televisão, além de iniciativas nas redes sociais.

Pin It

afju fja fndc