Os coordenadores gerais da Fenajufe Cledo de Oliveira Vieira e Adilson Rodrigues participaram nesta quarta-feira, 13, da reunião preparatória da segunda rodada de negociações entre o Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais (SPFs) e o ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que acontece na quinta-feira, 14, a partir das 10 horas.
A primeira rodada aconteceu no dia 23 de abril e cobrou do MPOG uma resposta à pauta encaminhada em fevereiro deste ano contendo vinte itens, dentre eles a definição da política salarial unificada para o funcionalismo público federal, o respeito à data-base e a reposição das perdas salariais.
Como parte das discussões na reunião que prepara a intervenção das entidades dos SPFs na rodada de negociação, foram discutidos os seguintes pontos:
– Direito de negociação coletiva (Convenção 151 da OIT);
– Data-base em 1º de Maio
– Isonomia salarial e de todos os benefícios entre os poderes;
– Retirada dos projetos que atacam os direitos dos servidores no Congresso Nacional;
– Aprovação imediata dos projetos de interesse dos servidores;
– Definição que qualquer acordo seja anual e
– Acertar metodologia da mesa e calendário de reuniões a partir dos blocos.
Segundo o coordenador Cledo Vieira, estão bem definidos os pontos a serem defendidos. “A nossa prioridade é a questão da saúde e a data base. Amanhã vamos entregar um documento ao Sérgio Mendonça [representante do MPOG na rodada de negociação] corrigindo as mentiras da Nota Técnica do ministério”, destacou.
Da Fenajufe, Luciano Beregeno
Foto: Joana Darc Melo