Marcha das Margaridas 2023: Fenajufe participa de reunião da construção da maior mobilização feminina da América Latina

A Federação participou de mais uma reunião de construção da Marcha das Margaridas que ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto em Brasília. A expectativa das entidades é trazer o maior público de mulheres da história do evento.

Em formato virtual, a reunião contou com representantes de vários movimentos integrados na construção do maior evento de protagonismo feminino da América Latina. Participaram a coordenadora Lucena Pacheco e a assessora técnica da Fenajufe, Vera Miranda.

Representando a Marcha Mundial de Mulheres,(MMM) Ana Priscila Alves, reforçou a pauta de reivindicação das mulheres do campo, das cidades e das águas que será entregue aos representantes do governo. A pauta desta 7ª edição da marcha é composta por 13 eixos.

Ainda participaram a secretária de Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, Tainá de Paula, que ressaltou a resistência das mulheres nas principais mudanças políticas no país e Irene Alves de Mello, representando o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu.

Com o lema, “Pela Construção do Brasil e pelo Bem Viver”, a edição deste ano pretende colocar o maior público feminino em Brasília. Para isso, foi lançada uma campanha financeira na internet que visa captar doações para oportunizar e custear participação de mulheres dos quatro cantos do País.

A campanha pretende arrecadar 30 mil reais nos próximos dois meses, o valor será usado para custeio da manifestação, inclusive com deslocamento das mulheres camponesas, urbanas e das regiões ribeirinhas. A cada R$ 100 reais arrecadados, a organização conseguirá garantir a viagem de duas “Margaridas” à Brasília.

Doações podem ser feitas na página da Marcha das Margaridas na plataforma Benfeitoria, acessando o link https://benfeitoria.com/projeto/marchadasmargaridas2023

Para incentivar participação de representantes dos sindicatos de base, a Fenajufe está disponibilizando o código promocional usado com a rede “Plaza Brasília Hotéis”, com desconto de 20% na tarifa das acomodações. A pessoa responsável pelas hospedagens do sindicato no período, deve informar o código promocional FENAJUFE 23 e seguir o passo a passo conforme especificado (AQUI). https://www.fenajufe.org.br/images/20C.pdf

 

Joana Darc Melo

Jornalista da Fenajufe