A Fenajufe segue atuando para que a discussão da recomposição salarial para servidoras e servidores públicos ganhe cada vez mais a pauta nacional. O coordenador Thiago Duarte foi entrevistado pelo SBT News para falar sobre a mobilização do funcionalismo das três esferas pelo ‘reajuste já’ que visa a recomposição remuneratória de perdas inflacionárias dos últimos anos.
O coordenador explicou que os servidores buscam recomposição imediata de 19,99%, índice referente às perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro — correspondente ao período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021 — e que, à medida que o tempo passa, as perdas aumentam diminuindo, assim, o poder aquisitivo dos trabalhadores.
Thiago destacou que o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais Fonasefe e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) protocolaram pedido de reunião com representantes dos Três Poderes para iniciar uma mesa de negociação: com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira; o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.
O diretor lembrou que os salários do funcionalismo foram congelados no início da pandemia até dezembro de 2021 e que antes disso, a reforma da Previdência já havia diminuído os salários dos servidores.
Sobre abertura de diálogo, Thiago frisou a importância da reunião da Fenajufe com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, no dia 15 de fevereiro. Até o momento, servidores do Executivo e Legislativo não tiveram essa oportunidade.
Assista a entrevista completa:
{vembed Y=UOdwW1Lea-M}
• Veja também: Na Jovem Pan News, Fenajufe fala sobre reunião com STF e reitera importância da recomposição salarial para os servidores
Calendário aprovado pelo Fonasefe:
07 a 11/02 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!;
14 a 25/02 – Jornada de Luta em estado de greve;
09/03 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais.
Raphael de Araújo