A próxima semana será decisiva para as servidoras e servidores do PJU e MPU na luta pela recomposição emergencial em 19,99%. A Fenajufe, então, buscando reforçar a mobilização nesta etapa da campanha salarial, convocou nessa quinta-feira (24) os Sindicatos de base para a jornada de luta em Brasília nos dias 29, 30 e 31 de março.
Os prazos legais para concessão de reajuste em ano eleitoral pelo mecanismo da revisão geral anual (art. 37, inciso X da Constituição) se encerram em abril — no entanto, esses limites não se aplicam ao reajuste por meio de reestruturação das carreiras.
A orientação da Federação é que os Sindicatos se organizem e joguem peso no dia 30 de março (Ocupa Brasília) enviando caravanas a capital federal e realizando paralisações, atos, mobilizações e assembleias nesta jornada de lutas pela construção da greve unificada do funcionalismo, necessária para assegurar a recomposição salarial.
Após intensa mobilização nacional, no dia 16 de março, quando foi dado um ultimato ao governo, e uma semana de constante vigília em frente ao Ministério da Economia, servidores representados pelo Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) foram recebidos pelo governo na terça-feira (22).
Os dirigentes se reuniram com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal da Economia, Leonardo José Mattos Sultani e o coordenador-geral de Negociação Sindical no Serviço Público do Ministério, José Borges de Carvalho Filho. Os representantes do governo informaram que o governo busca a aprovação do Projeto de Lei de Crédito Suplementar (PLN 01/2022) no Congresso Nacional e se comprometeram em responder as entidades até o dia 1º de abril.
A Fenajufe reforça que é preciso fazer pressão não só sobre a cúpula do Judiciário e Ministério Público da União, mas também sobre Bolsonaro, ministro Paulo Guedes e sobre o Legislativo.
Calendário:
Diariamente – Vigília na porta do Ministério da Economia;
29, 30 e 31/03 – Jornada de lutas em Brasília (as atividades serão divulgadas após reunião organizativa do Fonasefe);
30/03 – Ocupa Brasília – Caravanas de todos os estados;
1/04 – Ato pela Liberdades democráticas: ditadura nunca mais, convocado pelo ANDES-SN, na cidade de Porto Alegre;
07/04 – Dia Mundial da Saúde. Fortalecer atos que vão ocorrer em todo Brasil destacando a defesa do SUS;
09/04 – Dia Nacional construído pelo Comando Nacional de Luta pelo FORA BOLSONARO.
• Acesse aqui a íntegra do ofício.
Raphael de Araújo