A Fenajufe participou, no início da tarde desta terça-feira (6), da reunião convocada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social – que ocorreu no anexo II, plenário 4, da Câmara dos Deputados. Os coordenadores Evilásio Dantas, Fabiano dos Santos, Roberto Policarpo e Thiago Duarte estiveram presentes, juntamente com representantes do Sitraemg-MG, Sintrajusc- SC, Sintrajufe-RS e Sintrajud-SP. Marcou presença, também, o Assessor Institucional da Federação, Alexandre Marques.
Na pauta, as estratégias e mobilização para barrar a reforma da Previdência – que pode começar a ser votada ainda nesta terça no plenário da Câmara. No encontro, consenso de que, apesar do avanço da PEC 6/2019, o texto inicial de Paulo Guedes foi modificado, caindo por exemplo a capitalização.
O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), esteve reunido com os líderes partidários durante a manhã para continuar o acerto das emendas parlamentares, continuando o balcão de negócios do governo. Tendo em vista o método adotado – R$ 2,7 bilhões empenhados em apenas dez dias no mês de julho, sendo R$ 1,5 bilhão em emendas individuais apresentadas por 550 deputados e ex-deputados federais -, a necessidade de continuar a pressão sobre os parlamentares é urgente e necessária.
Senado Federal
O senador Paulo Paim (PT-RS) demonstrou preocupação com a tramitação da reforma da Previdência no Senado Federal e reforçou que a mobilização precisa continuar intensa – uma vez que os senadores estão com pouco poder de decisão.
Frente Parlamentar Mista
A Frente é integrada por centenas de deputados federais e senadores juntamente com dezenas de entidades representativas de trabalhadores ativos e aposentados da iniciativa privada, do serviço público, além de trabalhadores rurais e movimentos sociais.