Agenda do dia inclui ainda reunião ampliada do Fórum. Fenajufe também faz sua Ampliada, mas nos dias 16 e 17 de maio
O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) realizará ato nacional na quarta-feira, 14, em Brasília. Neste mesmo dia, às 10 horas, acontece a segunda rodada de negociação entre o governo (MPOG) e os SPFs. Desta vez, a pauta será dividida em dois blocos: um negocial e outro financeiro. Na primeira reunião em 23 de abril foi definida a metodologia da negociação. O boletim do Fórum pode ser lido aqui.
No bloco negocial estão previstas discussões sobre o direito de negociação coletiva, a data-base em 1º de maio, a retirada dos projetos no Congresso Nacional que atacam os direitos dos servidores com aprovação imediata dos projetos de interesse dos servidores. Neste bloco também será discutida a isonomia salarial e de todos os benefícios entre os poderes.
Já no bloco financeiro as negociações vão girar em tono da paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas; adoção do índice linear de reajuste de 27,3% e o estabelecimento de uma política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias.
O calendário de mobilização para o dia 14 de maio ficou assim distribuído:
10 horas
– Reunião do Fórum dos SPFs com a SRT/MPOG com ato nacional em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Bloco C), na Esplanada dos Ministérios.
14 horas
– Reunião ampliada do Fórum dos SPFs no Hotel Imperial, em Brasília.
Durante todo o dia haverá mobilização e atos nos estados, organizados pelos fóruns estaduais.
Ampliada Fenajufe
Na mesma semana em que o Fórum dos SPFs se reúne em Brasília, servidores do Judiciário Federal e do MPU de todo o país se reúnem nos dias 16 e 17 para debater a campanha salarial unificada do funcionalismo público federal. Também serão discutidas as próximas ações para pressionar o Congresso Nacional pela aprovação dos projetos que revisam os planos de cargos e salários da categoria.
O Fórum dos SPFs, do qual a Fenajufe faz parte, reivindica respostas concretas do governo à pauta geral apresentada no início deste ano. Para os servidores do Judiciário e MPU, a categoria cobra negociação entre governo, STF e PGR para garantir acordo que permita o pagamento dos reajustes ainda este ano, conforme previsto nos projetos de lei em tramitação no Congresso.
A Fenajufe enviou, na semana passada, a convocatória da reunião ampliada, com a pauta e as orientações para todos os sindicatos da base elegerem seus delegados. A Federação orienta ainda os sindicatos da base para que enviem seus representantes para as atividades da próxima semana e também se mobilizem nos estados. Com o pedido de vista do PLC 28/2015 feito pelo senador Delcídio Amaral (PT/MS) por orientação do governo, é possível que o projeto retorne à pauta da CCJ do Senado já na próxima semana.
da Fenajufe, Luciano Beregeno
Editado às 17h52 do dia 6/5/2015