fbpx

Categoria em greve: Fenajufe realiza hoje primeira reunião do Comando Nacional de Greve

Sindicatos em greve devem garantir um representante para a reunião, que será na sede da Fenajufe, logo após a sessão do Senado

Com a deflagração da greve por tempo indeterminado em vários estados, para pressionar as cúpulas dos três poderes a fecharem um acordo orçamentário que garanta a implementação da revisão salarial da categoria, chegou a hora de instalar o Comando Nacional de Greve, em Brasília. Para isso, a Fenajufe convoca todos os sindicatos cuja base já esteja em greve para a primeira reunião do Comando nesta quarta-feira, 10 de junho. O encontro será na Fenajufe, logo após a sessão do plenário do Senado, que pode votar o PLC 28/2015, que reestrutura a carreira e revisa o salário dos servidores do Judiciário Federal.

Há também perspectivas de o PLC 41/2015, dos servidores do Ministério Público da União, ser apreciado na Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa. Conforme informações obtidas pela Fenajufe na semana passada, o relator da matéria na CCJ, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), também pretende articular um requerimento de urgência para que o projeto, depois de aprovado na Comissão, siga para o plenário da Casa e seja apreciado em conjunto com o PLC 28.

O Comando Nacional é formado por um representante de cada estado em greve, mais os coordenadores da Fenajufe. É importante, ainda, que os sindicatos enviem nome e contatos de seu representante, no email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Na reunião de hoje (10), os dirigentes da Fenajufe e dos sindicatos filiados vão dar informes da greve e das mobilizações e avaliar o movimento em nível nacional e o processo de negociação entre as cúpulas do Judiciário e a PGR e o governo federal. A partir de um amplo debate, devem definir os encaminhamentos para os próximos dias, com o objetivo de fortalecer a greve em todo o país e aumentar as pressões para que haja avanços nas negociações.

Já estão em greve por tempo indeterminado os servidores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, Amapá e Tocantins. Outros estados, como Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Goiás, São Paulo, Ceará, Acre e Bahia, promovem paralisação durante o dia, com assembleia para votar o indicativo de greve por tempo indeterminado.

Objetivos do Comando Nacional de Greve

O Comando Nacional de Greve, instalado na sede da Fenajufe, tem os seguintes objetivos:

- Acompanhar o processo de negociação e repassar informações aos sindicatos filiados.

- Orientar as entidades, em nível nacional, sugerindo ações para o fortalecimento da greve, onde esta já foi deflagrada.

- Ajudar os sindicatos com dificuldades de mobilização, dando orientações e sugestões e, quando solicitado pelo sindicato, fazer visitas ao estado.

- Receber e distribuir informações sobre o movimento grevista nacional.

- Apresentar diariamente o quadro da greve de seu estado para a imprensa da Fenajufe.

 

 Da Fenajufe, Leonor Costa

Na foto, servidores da Justiça Federal no Paraná, os primeiros a iniciarem a greve por tempo indeterminado

Pin It

afju fja fndc