Apesar dos avanços obtidos pelo Judiciário nos últimos anos, com a redução do tempo de tramitação dos processos e o aumento do uso de novas tecnologias na atividade judicial, ainda há muito a melhorar.
Reposição
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mesmo com os desafios da pandemia de Covid-19, o Judiciário brasileiro conseguiu se aprimorar e se dinamizar, diminuindo prazos para a definição de processos e aumentado o atendimento à população.
O acesso igualitário à Justiça por parte de todos os cidadãos e o posterior tratamento justo e equânime são condições básicas para a concretização de uma Democracia.
Os méritos da construção e manutenção de um sistema eleitoral justo e transparente são dos servidores públicos da JE
Em 2020, a Justiça do Trabalho foi o ramo do Judiciário com maior índice de virtualização dos processos, com 100% dos casos em formato eletrônico no TST, e também obteve o maior índice de conciliação (24%).
Nos últimos anos, o Judiciário Federal tem se tornado cada vez mais eficiente. Como consequência, houve redução na quantidade de processos em tramitação e mais agilidade na prestação dos serviços jurisdicionais.
O Brasil registrou os maiores índices de inflação para os meses e março e abril dos últimos 26 anos.
Mesmo trabalhando mais e com mais eficiência, fazendo com que mais pessoas consigam ter acesso aos próprios direitos, esses profissionais não são reconhecidos
Do início do governo de Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019, até fevereiro de 2022, a inflação acumulou alta de 20,6%.
Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), o ministro Humberto Martins reconheceu, durante um evento jurídico, que "o Judiciário não parou" durante a pandemia no Brasil graças ao comprometimento de seus servidores.
Sem reajuste salarial desde janeiro de 2019, servidores e servidoras do PJU e MPU tenfrentam grave desvalorização de salários