fbpx

banner tv fenajufe

banner radio fenajufe

banner tv fenajufe

banner fenacast

banner tv fenajufe

banner radio fenajufe

banner tv fenajufe

banner fenacast

Encontro Nacional inicia discussões acerca da carreira no PJU neste sábado

Delegados(as) e Observadores(as) definidos pelos Sindicatos Filiados à Fenajufe, estão reunidos por videoconferência na manhã deste sábado, 7, no Encontro Nacional de Carreira promovido pela Fenajufe. Ao todo, são 158 inscritos(as) a partir de 17 sindicatos.

Na abertura, integrantes da Comissão Organizadora saudaram os participantes destacando a importância do Encontro para avançar nas discussões de carreira da Categoria. Charles Bruxel, primeiro a falar, lembrou que NS dos Técnicos, a questão do reajuste salarial, os auxiliares judiciários, AQ e a regulamentação da Polícia Judicial e a preservação da VPNI dos Oficiais de Justiça. Engelberg Belém apontou que o Encontro é o momento de se buscar um denominador comum pela melhoria da categoria como um todo, principalmente nesse momento de redução salarial e ameaças ainda agravadas pelas reformas já implementadas e restrições orçamentárias. Por fim, Thiago Duarte destacou que fazer o debate é um grande desafio do segmento, na iminência de um ataque que quer destruir a carreira. Ele avalia ser muito necessário equilibrar esse debate histórico, que não começou hoje – já acontece ao longo dos anos desde a fundação da Fenajufe e contou com grandes protagonistas nesse caminho – com o momento atual de grande risco a todo o funcionalismo público. Lembrou ainda que também é um grande desafio pra categoria “casar” o debate do reajuste salarial com a reforma administrativa porque, como está posta, ela acaba com a carreira ao por fim aos concursos públicos, retirar a estabilidade e alterar a forma de saída dos(as) servidores(as).

Informe da Fenajufe

Quanto aos trabalhos e debates em curso na Comissão Permanente do CNJ, o coordenador Roberto Policarpo detalhou aspectos das discussões, destacando que a discussão em torno da recomposição salarial é emergencial para se aproveitar a janela orçamentária do momento, o que permitiria levar ao Congresso Nacional, ainda este ano, uma proposta de reposição para 2022. O dirigente destacou que num segundo momento, a discussão do Forum será em torno da reestruturação da carreira do PJU, onde então aí sim, serão discutidas as especificidades de cargos e salários. Diferentemente de Comissões anteriores, essa do CNJ é um Fórum permanente e a discussão de carreira será um processo contínuo.

Também o coordenador Fabiano dos Santos trouxe para os informes a análise sobre o momento vivido pelos serviços públicos ante a brutal conjuntura de ataques vivida no momento e a importância da construção da Greve Geral do Funcionalismo Público, convocada para 18 de Agosto. Uma luta que não pode estar desvinculada da campanha #ForaBolsonaro, pelo contexto em que se insere.  A luta pela derrubada da reforma administrativa foi incorporada pelo movimento que constrói o 7 de setembro – quando acontece o tradicional Grito dos Excluídos – como um dia nacional de mobilização.

Palestras

Ainda na primeira parte do Encontro, Vera Miranda, Luiz Alberto dos Santos e Washington Lima, que assessoram a Fenajufe junto ao Fórum permanente de carreira do CNJ, falaram sobre aspectos que embasam as posições defendidas pela Fenajufe. A íntegra das palestras estará disponível nos canais da Federação a partir da próxima semana.

Com previsão de encerramento às 19 horas, a programação para o período da tarde está assim definida:

14h - Informes dos Sindicatos para apresentação das propostas aprovadas nas reuniões, assembleias ou encontros regionais preparatórios ao encontro nacional

15h30 – Debate

17h - Encaminhamentos

19h - Encerramento

 

Luciano Beregeno, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc