fbpx

Fenajufe abre os trabalhos da XXIII Plenária Nacional no ritmo do carimbó

Não Publicado

Numa demonstração de unidade e força, com a participação de 25 Sindicatos de base, a Fenajufe iniciou os trabalhos da XXIII Plenária Nacional na noite desta quinta-feira (23), em Belém do Pará. A energia contagiou delegados(as) e observadores(as) já no início do evento com a apresentação de carimbó com grupo Carimbolando.

Outro momento importante foi a intervenção do diretor do Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal no Estado de Goiás (Sinjufego/ GO), João Batista de Oliveira, que pediu um minuto de silencio em homenagem ao ex-diretor do sindicato, Cezar Prazeres, falecido no último dia 23 de outubro.

Aos 96 anos, a servidora aposentada do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Maria Adélia Mercês Oliveira, recebeu uma homenagem dos participantes do evento: todos de pé e com uma salva de palmas, saudaram a bravura e dedicação da decana na luta em defesa da categoria. Adélia, é coordenadora e uma das fundadoras do Sindjuf-PA/AP, e mesmo aposentada, continua participando ativamente de atividades políticas e sindicais.

Pela Fenajufe participaram as coordenadoras Lucena Pacheco, Sandra Dias, Soraia Marca, Luciana Carneiro, Fernanda Lauria, Juscileide Rondon, Márcia Pissurno, Denise Carneiro e Paula Meniconi e os coordenadores Fabiano dos Santos, Paulo José, Charles Bruxel, Thiago Duarte, Fábio Saboia, Jailson Lage, Manoel Gerson, Fabrício Loguercio, Edson Borowski e Ribamar França.

Sindjus/AL, Sinjeam/AM, Sitraam/AM, Sindjufe/BA, Sinje/CE, Sintrajufe/CE, Sindissétima/CE, Sinpojufes/ES, Sinjufego/GO, Sintrajufe/MA, Sitraemg/MG, Sindjufe/MS, Sindjufe/MT, Sindjuf-PA/AP, Sindjuf/PB, Sintrajuf/PE, Sintrajufe/PI, Sinjuspar/PR Sinjutra/PR, Sisejufe/RJ, Sintrajurn/RN / Sintrajud/SP e Sindiquinze/SP e Sintrajusc-SC e Sintrajufe-RS. Além destes, integrantes da Comissão Pró-Fenajufe participaram como observadores.

Compuseram a mesa de abertura a coordenadora Lucena Pacheco e os coordenadores Fabiano dos Santos, Paulo José da Silva e Ribamar França representando também o sindicato anfitrião, Sindjuf/PA-AP. A Coordenadora do Cone Sul foi representada pelos dirigentes Jorge Sotelo e Pablo Elizalde, da Federação Judicial da Argentina (FJA) e Asociación de Funcionarios Judiciales del Ucruguay (AFJU), respectivamente.  

Correlação de forças e a responsabilidade da classe trabalhadora

O servidor Carlos Maldonado falou da correlação de forças na atual conjuntura do país. Segundo ele, a força se faz entre os autores sociais e os detentores dos poderes econômicos. “A gente cometeu o erro de achar que ganhar uma eleição, e após assumirmos o governo, já estamos vencedores.”

Para ele apesar de uma liderança de esquerda ter ganho as eleições no Brasil, não significa que a pauta dos trabalhadores está garantida. “A gente pode até pensar que a correlação de força está favorável aos trabalhadores. (...) Mas é preciso resistir. A eleição de Lula mudou a correlação de forças, mas a pergunta é se ela está favorável ou desfavorável aos trabalhadores.”

Ele também falou ser necessário olhar para o movimento de derrota de Bolsonaro. Segundo ele apesar da derrota da direita no país, ela ainda está entranhada. “ganhamos as eleições presidenciais, mas o congresso ficou pior, com um perfil conservador”

O servidor alertou que esperar apenas que Lula resolva o problema não é a saída. “Ou a classe prepara a pauta e vai pro confronto ou corre o risco de ser derrotada. A gente adora achar um culpado, mas é bom a gente cuidar das nossas responsabilidades.”

Ao falar aos participantes da Plenária, disse que os servidores tem que ser atores principais dessa luta.

“Temos capacidade de disputa, mas não vamos terceirizar isso para quem ganhou a eleição, isso tem que ser obra das trabalhadoras e trabalhadores.”

O capitalismo e suas múltiplas crises

Ao falar para as servidoras e servidores, o professor Plínio de Arruda Sampaio disse que é preciso compreender a realidade para saber os desafios e que os sindicatos precisam ter uma visão do conjunto das problemáticas.  

“Estamos vivendo uma situação excepcional. Não estamos vivendo um tempo normal. A nossa atuação tem que ser excepcional também.”, disse Plínio que logo após falou das múltiplas crises vivenciadas no Brasil e no mundo.

Ele pontuou a crise social crescente com aumento da pobreza, da desigualdade e imigrações. Também falou da crise política, da geopolítica mundial com forte aceleração das rivalidades nacionais, como por exemplo a guerra na palestina e na Ucrânia. Citou também a crise ambiental catastrófica.

Ao falar da realidade dos trabalhadores, o professor apresentou a atual realidade dos trabalhadores – “os trabalhadores estão perdendo dinheiro em todos os lugares do mundo”

Plínio analisou que o papel do neoliberalismo é conter a classe: pacificar, neutralizar, desumanizar, e domesticar os trabalhadores, naturalizando a barbárie.

Disputa permanente

Vladimir destacou que discutir conjuntura no movimento sindical significa obrigatoriamente discutir duas coisas: correlação de forças e união de forças. “As nossas forças. “As nossas forças têm que estar unidas contra as outras forças, porque a disputa no mundo político é permanente”. O assessor apontou que do fim da ditadura militar até agora, cada eleição parlamentar elege um Congresso pior que o anterior.

Sobre o perfil do parlamento atual brasileiro, Nepomuceno explicou que do ponto de vista econômico é liberal; do ponto de vista de gestão, é a composição mais fiscalista; do ponto de vista de valores, costumes e comportamento é o mais conservador; do ponto de vista ideológico, é o mais à direita que o País já teve; e do ponto de vista de direitos humanos é o mais atrasado.

“Precisamos nos juntar, só dessa forma vamos conseguir enfrentar a correlação de força que nunca foi favorável à nós”, ressalta. Assista:      

Os trabalhos nesta sexta-feira (24) seguem com a seguinte programação:

24/11/2023 (sexta-feira)

8h30 – Reabertura do credenciamento

9h - Regimento Interno da plenária

10h - Organização Sindical

  • João Vicente Silva Cayres - ISP
  • Milton dos Santos Rezende - CUT
  • João Paulo Ribeiro (JP) - CTB
  • Paulo Barela - CSP-Conlutas

12h - Almoço

14h - Reestruturação das Carreiras das servidoras e servidores do PJU e MPU

  • Luiz Alberto dos Santos – Consultor Legislativo - Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas, Assessor da Fenajufe no Fórum de Carreira do CNJ
  • Vera Miranda – Especialista em Gestão Pública, Assessora da Fenajufe no Fórum de Carreira do CNJ e VM Assessoria

15h30 – Debates e considerações finais

16h45 - Intervalo

17h - Opressões (PCD, LGBTQIA+, Gênero, Raça) e assédio moral

  • Tatiana Cibele da Silva Oliveira (Gênero) Sindicato dos Bancários do Pará
  • Maria Madalena Nunes – (Gênero) - Sintrajufe/PI
  • Rosana Fernandes (Pretos e Pretas) - Solidarity Center
  • Ricardo Soares (PCD) – Sisejufe/RJ
  • Gab Van (LGBT+) - Consultor de Diversidade, Equidade e Inclusão

18h15 – Debate e considerações finais

19h15 – Encerramento do credenciamento do dia e atividade de confraternização

Pin It

afju fja fndc