fbpx

Sintrajuf-PE visita os três ramos do PJU em Petrolina e debate pautas com a categoria

O Sintrajuf-PE esteve em Petrolina na última segunda-feira (30), representado pelos dirigentes Manoel Gérson, Max Wallace, Luís Fernando Costa e Adriano Clayton. No domingo, os representantes haviam participado da celebração do Dia da Servidora e do Servidor, com a 2ª Caminhada e Corrida do Judiciário – JUDIRUN. Na ocasião, visitaram as sedes dos três ramos do Poder Judiciário da União (PJU) na cidade e levaram informações, dialogaram, recolheram sugestões e questionamentos sobre pautas da categoria.

Entre os temas discutidos, a antecipação da parcela da reposição salarial, Vetos 10 e 25 e as perspectivas para o anseio por reestruturação da carreira e interposição de tabela remuneratória de técnicos e analistas, além de reajuste de benefícios e a questão do plano de saúde.

Foi feito o informe sobre a Plenária Nacional da Fenajufe e a realidade do Fórum de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com sua importância e debilidades, foi explicada a atuação do Sintrajuf-PE e da Fenajufe em defesa de toda a categoria e na escuta de todos os cargos e setores, em uma série de encontros e formulações junto aos conselhos.

Em todos os locais foi ressaltada a importância da sindicalização para fortalecer o Sintrajuf-PE e ampliar a voz dos servidores de cada localidade na construção da pauta coletiva. Foi também informado sobre o início da operação do convênio que traz um Clube de Descontos e benefícios para os filiados também do interior: app Sintrajuf-PE, compatível com Iphones e aparelhos que usam o sistema Android. E a importância da(o)s colegas do interior sugerirem convênios.

Ainda foi ressaltado nos encontros a disponibilidade de serviços jurídicos do escritório Cassel Ruzzarim Santos Rodrigues, com atendimento on-line e que foi um ponto de interesse de todos.

>> Justiça Eleitoral

Pessoal dos três cartórios eleitorais receberam informações e discutiram sobre a pauta relativa ao plano de saúde, apontando as especificidades locais. Sobre o tema, foi abordada a movimentação na sede em torno do pleito por mais opções de assistência à saúde suplementar, além do pagamento do VIR, especialmente com a busca pelo TRE de conveniar e disponibilizar outros planos, inclusive por parceria com outros órgãos.

Também foi destacada a importância da atuação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a manutenção de uma política de reajuste periódico do valor do auxílio saúde/VIR e de equiparação dos regionais com o Tribunal Superior.

>> Justiça Federal

 Servidores e servidoras das duas Varas debateram a necessidade da antecipação da reposição e de enfrentar numa reestruturação da carreira a diferença salarial entre os cargos. Foi explicada a luta contra os Vetos 10 e 25 e os direitos de parcelas da categoria implicados.

Também foi discutida a situação do quadro de pessoal da JF e a necessidade de que a Administração busque soluções junto ao CJF e de privilegiar a ampliação de cargos e nomeação de aprovados em concurso, não formas precárias como residência jurídica ou terceirização.

Foram discutidas a situação da categoria com o TRFMED e os pleitos do Sintrajuf-PE para manter a redução de 21% nas mensalidades e outras melhorias e os possíveis impactos das resoluções do CNJ sobre o tema, bem como formas de aliviar a despesa sobretudo para servidores de menores salários.

>> Justiça do Trabalho

Foram ouvidos colegas das Varas, que apontaram principalmente a questão do plano de saúde e a parcela que está fora do TRT6-Saúde. Os representantes falaram das pautas por avanços na redução de valores e coparticipações para permitir maior acesso de todos os servidores, destacando a situação dos cargos de menor salário.

A questão do quadro de pessoal e sobrecarga de trabalho, das propostas como residência jurídica e secretarias conjuntas foram abordadas, a nomeação de novos servidores e as ameaças da extinção de unidades a partir do normativo do CSJT.

>> Metas, metas e mais metas

Reclamação comum recolhida nos distintos locais foi a da sobrecarga de trabalho com imposição de metas e cobranças que por vezes assumem caráter acintoso e tendem a desumanizar os ambientes e as trabalhadoras e trabalhadores do Judiciário e afetar sua saúde.

 

Pin It

afju fja fndc