fbpx

Em noite de celebração da cultura, Sintrajufe/RS entrega prêmios dos concursos Literário e Fotográfico

Em noite de celebração da cultura, Sintrajufe/RS entrega prêmios dos concursos Literário e Fotográfico

O Sintrajufe/RS realizou a premiação da 19ª edição dos concursos Fotográfico e Literário Mario Quintana do Sintrajufe/RS na sexta-feira, 27, no Espaço Força e Luz, Centro de Porto Alegre, com transmissão ao vivo pelo sindicato. Em 2023, foram inscritos 330 textos, abrangendo concorrentes de 24 estados, além de inscrições vindas do Japão, Austrália, Espanha, França e Portugal, e 116 fotografias, de 9 estados.

Os concursos distribuíram placas e troféus para menções honrosas e para os três primeiros colocados em cada categoria. No Concurso Fotográfico, os três primeiros na categoria Sintrajufe (para sindicalizados, sindicalizadas e dependentes) também receberam prêmios em dinheiro.

Logo no início da cerimônia, foi lido um trecho de texto em que a homenageada na 15ª edição do Troféu Palavra Viva, a poeta Lilian Rocha, faz uma reflexão sobre a literatura: “A função da literatura, pelo menos aquela em que eu acredito, é fazer com que as pessoas parem um pouco, façam uma reflexão e, a partir dessa reflexão, possam se movimentar, agir. A literatura tem essa possibilidade. Claro, ela também pode ser entretenimento, uma distração, uma possibilidade de trazer criatividade, imaginação para as pessoas, alegria, mas ela também tem esse papel de fazer com que as pessoas reflitam o momento que estão vivendo no aqui e agora e, a partir dessa reflexão, possam modificar algumas estruturas”. Ao longo do evento, a entrega dos prêmios foi entremeada pela leitura de textos, pensamentos e poemas de Lilian Rocha.

Logo após essa abertura com reflexões e poesia, o diretor do Sintrajufe/RS Walter Oliveira fez uma saudação às pessoas presentes: “Para nós, da Direção Colegiada do Sintrajufe/RS, é uma grande honra o comparecimento de todos e todas aqui, para viver este presente; é um verdadeiro presente que nós construímos. E a cultura tem isso, de a cada ano fazer essa plantação, de há mais de 19 anos nos dar belos e saborosos frutos”.

Premiações do Concurso Literário Mario Quintana

Os textos vencedores do Concurso Literário Mario Quintana (dividido nas modalidades Regional e Nacional) e os produzidos nas oficinas de escrita criativa e poesia do Sintrajufe/RS integrarão o livro “Mal rompe a manhã”, com sessão de autógrafos no dia 11 de novembro, às 18h, no Memorial do Rio Grande do Sul (R. Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico), integrando a programação da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Categoria Regional

Em Regional, categoria Conto, Guilherme Pech (Esteio/RS) foi o vencedor; Renate Müller e Juliana Zuardi Viñas, ambas de Porto Alegre), ficaram com o segundo e o terceiro lugares.

Na categoria Crônica, a vencedora foi Claudia Schmidt (Santo Ângelo/RS); ficando Sérgio da Silva Agra (Capão da Canoa/RS) em segundo e Malvina de Castro Rosa, também da capital, em terceiro.

O troféu de primeiro na categoria Poesia foi entregue a Mauricio Peixoto Zamprogna (Passo Fundo/RS). Ricardo Mainieri (Porto Alegre/RS) ficou em segundo lugar, seguido por Cláudio Luís Wolf (Canoas/RS).

Modalidade Nacional

Na categoria Conto, o vencedor foi Raphael Luiz de Araújo (São Paulo/SP), seguido por Lena Luiz (Pindamonhangaba/SP) e Cecília Vieira (Brasília/DF), em segundo e terceiro lugares.

O primeiro colocado em Crônica foi Diogo Tadeu Silveira (Oliveira/MG); em segundo lugar, Flávio Sanso (Volta Redonda/RJ) e, em terceiro, Sérgio Bernardo (Nova Friburgo/RJ). Sinval Farias (Fortaleza/CE) recebeu menção honrosa.

Viviane Ferreira Santiago (Ferraz de Vasconcelos/SP) foi a vencedora na categoria Poesia. O segundo lugar ficou com Edweine Loureiro (Saitama/Japão) e o terceiro, com Lilly Araújo (Taubaté/SP).

Premiações do Concurso Fotográfico

Neste ano, o tema do Concurso Fotográfico foi “Manifestações da cultura popular”. As fotos vencedoras nas duas categorias, Sintrajufe e Geral, serão publicadas no calendário 2024 do sindicato.

Categoria Sintrajufe

Na categoria Sintrajufe, Maria Clara Adams, do TRT4, foi a vencedora e recebeu uma menção honrosa. O colega do TRF4 Diego Beck ficou com o segundo lugar e também recebeu menção honrosa. O terceiro lugar (e menção honrosa) foi para Eduardo Miranda, da JT Gravataí.

Receberam menções honrosas: Juliana Kreling, da JT Porto Alegre, e Denise P. Wochnicki, do TRT4.

Categoria Geral

Na categoria Geral, o primeiro lugar ficou com Jorge Aguiar (Porto Alegre/RS). O segundo lugar foi para Andréia Kris (Porto Alegre/RS) e o terceiro, para Ismael Herlane Gonçalves Holanda (Recife/PE).

Receberam menções honrosas: Jane Cassol (Porto Alegre/RS), Flavio Conceição (Londrina/PR), Italo Caldas (Niterói/RJ) e Jorge Leão (Porto Alegre/RS).

Troféu Palavra Viva

A entrega do Troféu Palavra Viva à poeta Lilian Rocha foi feita pelo escritor Alexandre Brito, que foi agraciado na 14ª edição, em 2019. A homenagem deste ano marcou o retorno da premiação, suspensa devido à pandemia. Brito falou brevemente sobre a trajetória de Lilian, que participa de diversas entidades dedicadas à literatura e à cultura de forma mais ampla. Ao entregar o troféu, ele ressaltou: “Lilian, senhora de toda a nossa admiração, pela tua arte, pelos teus livros”.

O público aplaudiu de pé quando a escritora começou a falar. Ao falar, ela afirmou: “só tenho a agradecer por oportunizarem que essa trajetória seja mais reconhecida”. Lilian destacou que a semana em que recebia o prêmio era marcada pelo aniversário de falecimento de seu pai e de sua mãe, e que isso tornava a homenagem ainda mais especial. Compartilhou com as pessoas presentes, emocionada, que sempre recebeu o apoio de ambos, que a ensinaram a sonhar e a incentivaram a acreditar que poderia realizar esses sonhos. Lilian ressaltou que as pessoas negras estão ocupando os espaços e “estamos aqui para ficar”, pois “nós temos história, nós temos cultura”.

Ao final da premiação, o diretor Walter Oliveira, em nome da direção do Sintrajufe/RS, agradeceu a presença de todos e todas e lembrou que “aqui, hoje, neste presente, tivemos o que de melhor produz a humanidade. Mas ao mesmo tempo, agora, neste momento, outros não têm este presente; estão sofrendo bombardeios numa faixa de terra, em Gaza. Eu gostaria de deixar esta reflexão: de que temos momentos de profunda alegria misturados com os de profunda tristeza” com o que está acontecendo naquela região.

Emoção e reconhecimento

Maria Clara Adams, do TRF4, foi a vencedora do Concurso Fotográfico na categoria Sintrajufe e menção honrosa. Ela contou que o tema deste ano “Manifestações da cultura popular”, “é o tema da minha paixão” e que muitas vezes viaja com o objetivo de conhecer mais sobre o assunto. Por isso “não tinha como deixar de participar”. Maria Clara pesquisou em seu acervo de fotos o que poderia enviar para o concurso e as fotos de mulheres indígenas em marcha em Brasília, em 2019, logo chamaram sua atenção, por tratarem de assuntos tão importantes quanto a luta indígena, a cultura que está na raiz da cultura brasileira e que ainda precisa de tanta luta para se manter viva: “essas mulheres marcharam no asfalto para garantir a terra”. Maria Clara vê a cultura como uma ferramenta de luta e acredita que o fato de o sindicato promover a cultura traz um olhar especial sobre a entidade, que é reconhecida, até mesmo fora da categoria, por essas iniciativas.

Segundo lugar na categoria Sintrajufe e menção honrosa, Diego Beck, do TRF4, fotografa desde o início dos anos 2000. Ele costuma participar de concursos, pois acredita que é uma forma de mostrar sua produção, trocar informações, saber a opinião de pessoas que têm um olhar profissional e mais distanciado.

Premiado com o primeiro lugar na categoria Conto, Regional, Guilherme Pech, de Esteio (RS), escreve desde os 16 anos e, durante muito tempo, engavetou as histórias, até que começou a ser selecionado em concursos. Participou de vários certames e, por indicação de amigos, se inscreveu no Concurso Literário Mario Quintana. Ele conta que estava em um momento de pausa na produção literária e a premiação o motivou a voltar a escrever: “eu estava precisando desse impulso”. O escritor elogiou a estrutura, a valorização que o sindicato dá aos concorrentes e à cultura. Quanto à carreira, a expectativa, segundo ele, é que as histórias de horror sejam mais valorizadas no Brasil.

Italo Caldas veio de Niterói (RJ) especialmente para a premiação. Veterano, já recebeu cinco prêmios no Concurso Fotográfico do Sintrajufe/RS e, dessa vez, uma menção honrosa. Italo fotografa desde os 15 anos e atua como dentista, e o trabalho como fotógrafo ajudou a pagar a faculdade. Depois de formado, durante bastante tempo, a fotografia foi um hobby. No entanto, depois de 43 anos de carreira na odontologia, ele disse que está um pouco cansado da profissão. A fotografia, por outro lado, ocupa cada vez mais espaço em sua vida: “da foto não me canso nunca”.

De Saitama, no Japão, Edweine Loureiro acompanhou a cerimônia de premiação e disse que ficou muito contente por ter ficado com o segundo lugar em Poesia, categoria Geral. Ele nasceu em Manaus e mudou para o Japão há dez anos, para estudar (fez mestrado em Direitos Humanos e Política Internacional). Casou-se, formou família e fixou residência no país, onde atua como professor de Língua Inglesa. Hoje com 48 anos, escreve poemas desde os 20 anos, mas o primeiro prêmio veio aos 32 anos, com um conto com o qual recebeu o Troféu Lygia Fagundes Telles, “guardo com muito carinho”. Edweine também foi premiado em Portugal e no Japão e é autor de livros de poesia; com “Filho da Floresta”, obteve o primeiro lugar no Concurso Internacional da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro. Desde 2013, ele participa do Concurso Literário Mario Quintana e, em 2016, foi vencedor na categoria Crônica. “Há dez anos, portanto, participo, e, neste ano de 2023, tive minha segunda premiação neste concurso que tamanha felicidade me traz”. O Troféu Mario Quintana de 2016 “é guardado em um lugar de destaque de minha casa no Japão” e o novo prêmio, ele avisa, é dedicado ao filho Endi, de 4 anos: “uma linda vitória para esta família nipo-brasileira”.

Vencedores 19º Concurso Literário Mario Quintana

Modalidade Regional
Categoria Conto
1º lugar Guilherme Pech Esteio/RS
2º lugar Renate Müller Porto Alegre/RS
3º lugar Juliana Zuardi Viñas Porto Alegre/RS
Categoria Crônica
1º lugar Claudia Schmidt Santo Ângelo/RS
2º lugar Sérgio da Silva Agra Capão da Canoa/RS
3º lugar Malvina de Castro Rosa Porto Alegre/RS
Categoria Poesia
1º lugar Mauricio Peixoto Zamprogna Passo Fundo/RS
2º lugar Ricardo Mainieri Porto Alegre/RS
3º lugar Cláudio Luís Wolf Canoas/RS

Modalidade Nacional
Categoria Conto
1º lugar Raphael Luiz de Araújo São Paulo/SP
2º lugar Lena Luiz Pindamonhangaba/SP
3º lugar Cecília Vieira Brasília/DF
Categoria Crônica
1º lugar Diogo Tadeu Silveira Oliveira/MG
2º lugar Flávio Sanso Volta Redonda/RJ
3º lugar Sérgio Bernardo Nova Friburgo/RJ
Menção honrosa Sinval Farias Fortaleza/CE
Categoria Poesia
1º lugar Viviane Ferreira Santiago Ferraz de Vasconcelos/SP
2º lugar Edweine Loureiro Saitama/Japão
3º lugar Lilly Araújo Taubaté/SP

Vencedores (as) 19º Concurso Fotográfico categoria Geral

1º lugar Jorge Aguiar Porto Alegre/RS
2º lugar Andréia Kris Porto Alegre/RS
3º lugar Ismael Herlane Gonçalves Holanda Recife/PE
Menção Honrosa Jane Cassol Porto Alegre/RS
Menção Honrosa Flavio Conceição Londrina/PR
Menção Honrosa Italo Caldas Niterói/RJ
Menção Honrosa Jorge Leão Porto Alegre/RS

Vencedores (as) 19º Concurso Fotográfico categoria Sintrajufe

1º lugar Maria Clara Adams Porto Alegre/RS
2º lugar Diego Beck Porto Alegre/RS
3º lugar Eduardo Miranda Santa Maria/RS
Menção Honrosa Maria Clara Adams Porto Alegre/RS
Menção Honrosa Juliana Kreling Porto Alegre/RS
Menção Honrosa Denise P. Wochnicki Porto Alegre/RS
Menção Honrosa Diego Beck Porto Alegre/RS
Menção Honrosa Eduardo Miranda Santa Maria/RS

Veja AQUI as fotos da cerimônia de premiação.

Pin It

afju fja fndc