fbpx

Parabéns aos trabalhadores e às trabalhadoras do PJU e do MPU no RS: o Sintrajufe completa 25 anos de lutas e conquistas

Neste dia 28 de novembro, o Sintrajufe/RS completa 25 anos, ao longo dos quais protagonizou mobilizações, atos públicos, greves, paralisações e manifestações, na defesa dos direitos dos servidores e das servidoras do Judiciário Federal e do Ministério Público da União, bem como dos direitos de toda a classe trabalhadora no setor público e privado. Para comemorar essas duas décadas e meia de luta, o sindicato convida a categoria para a festa que acontecerá no dia 15 de dezembro, às 21h, no Grêmio Náutico Gaúcho (avenida Praia de Belas, 1948, Porto Alegre), com show de Tonho Crocco; cada sindicalizado ou sindicalizada tem direito a dois ingressos gratuitos.

O Sintrajufe/RS, que atualmente representa os servidores e as servidoras das justiças do Trabalho, Federal, Eleitoral, Militar e do MPU, foi criado em um congresso estadual, em 1998, com a unificação do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho do RS (Sindjustra) e do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal do RS (Sindijusfe). Em 2004, veio a unificação com o Sindicato dos Funcionários da Justiça Eleitoral (Sindjers) e, por fim, em 2018, os servidores e as servidoras do MPU foram incorporados à base de representação do Sintrajufe/RS.

Foi a partir do sindicato que vieram conquistas da categoria, como nossos Planos de Cargos e Salários, reposições salariais e a atual busca por antecipação da parcela de 2025 para 2024, benefícios (auxílios de alimentação, transporte e escolar), Gratificação de Atividade Judiciária, as gratificações de oficiais de justiça e agentes da Polícia Judicial, entre outras. Filiado à Fenajufe e à CUT, o sindicato esteve presente nas mobilizações nacionais, tanto de demandas específicas quanto nas pautas gerais, em defesa dos direitos da classe trabalhadora, contra as privatizações, por um serviço público valorizado e de qualidade, e a confiança da categoria fez com que se consolidasse como uma das maiores e mais importantes entidades da base da federação no país.

 Nos últimos anos, o Sintrajufe/RS esteve à frente em grandes mobilizações, como exigência de vacina para gratuita e todos contra a Covid 19, e a campanha para barrar a PEC 32 (reforma administrativa), com propaganda em jornais, rádios e TV, além de atos públicos que mobilizaram as categorias das três esferas em diversas cidade do estado e em Brasília. Contra o fechamento de varas trabalhistas no estado (69 no país), o Sintrajufe/RS mobilizou prefeituras e câmaras de vereadores, sindicatos nos locais atingidos e em defesa da Justiça do Trabalho, do que resultaram audiências públicas e outras ações e, por fim, a suspensão da implantação da medida. Outra campanha importante foi em defesa dos servidores e das servidoras da Justiça Eleitoral, atacados pelo então presidente Jair Bolsonaro e suas numerosas declarações contra o sistema eleitoral, todas sem comprovação, e sobre as quais o sindicato tem duas ações judiciais em que busca reparação.

A saúde das servidoras e dos servidores do PJU e do MPU é uma preocupação constante e histórica do Sintrajufe/RS. O sindicato realizou, ao longo dos anos, pesquisas de saúde, estudos, campanhas e exigiu das administrações medidas quanto a questões graves como assédio moral e sexual e adoecimentos decorrentes das atividades laborais. As assessorias jurídica e de saúde estão sempre disponíveis para ouvir, acolher, orientar e encaminhar as demandas e as denúncias.

Os núcleos são espaços para a categoria debater questões de grupos e segmentos específicos. Atualmente, há nove núcleos no Sintrajufe/RS (Aposentados, Aposentadas e Pensionistas; Técnicos; Analistas; Mulheres; Negros e Negras; Oficiais de Justiça; Agentes de Polícia Judicial; Pessoas com Deficiência; Diversidade Sexual), com reuniões divulgadas nos meios de comunicação da entidade e abertos à participação dos sindicalizados e das sindicalizadas.

Os filiados e as filiadas também têm à disposição convênios de saúde, odontologia e telefonia, além de descontos em várias empresas, profissionais e serviços. Na área de cultura e formação, o sindicato oferece oficinas, debates e palestras. Na sede, o alojamento pode ser utilizado, principalmente para os e as colegas do interior, e o Salão Multicultural Alê Junqueira tem uma estrutura completa para festas e confraternizações.

Participe das atividades do sindicato; se ainda não é sindicalizado ou sindicalizada, filie-se e fortaleça ainda mais nossa luta! A escrita desta história é coletiva e continuará se fortalecendo, com nossa unidade e organização, em conjunto com as demais categorias da classe trabalhadora, para enfrentarmos os ataques que vierem e para alcançarmos ainda mais conquistas.

Filie-se ao Sintrajufe/RS e reforce a voz do nosso sindicato

Para se sindicalizar, abra e imprima a ficha de sindicalização, disponível AQUI, preencha, confira tudo e assine. Depois, basta enviá-la, digitalizada, para o e-mail sintrajufe@sintrajufe.org.br. Você também pode enviar por Correios para o Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660 – Menino Deus – Porto Alegre – RS – CEP 90.130-000) ou entregar para o diretor de base de sua unidade.

Em caso de dúvidas, o Sintrajufe/RS está à disposição para atender os e as colegas na sede do sindicato (Marcílio Dias, 660), pelo telefone (51) 3235-1977 ou pelo e-mail ouvidoria@sintrajufe.org.br.

Pin It

afju fja fndc