fbpx

Sindjufe-BA: TRT5 afirma apoio à Campanha #Antecipa e oficiará aos Conselhos

Sindjufe-BA: TRT5 afirma apoio à Campanha #Antecipa e oficiará aos Conselhos

A primeira reunião do Sindjufe-BA com nova presidência do TRT5 tratou das principais pautas da categoria e de pendências existentes. A avaliação é de que a reunião foi positiva, embora não tenha havido avanço imediato na resolução de algumas pautas.

O primeiro ponto a tratar foi a campanha #AntecipaSTF e o presidente do Regional do Trabalho se comprometeu em manifestar apoio oficialmente aos conselhos, inclusive ao CSJT. Até o momento, o avanço da campanha estava comprometido justamente por causa do ramo trabalhista.

Outro avanço ficou a cargo da decisão de criar Mesa Permanente de Negociação. Segundo Sandro Sales esse espaço permanente de diálogo é fundamental para dar mais celeridade e transparência nas tratativas sobre demandas dos colegas do TRT5. O desembargador afirmou que apoia essa sugestão e pretende iniciar esse trabalho, que deve ser conjunto entre a administração e o Sindicato.

Em alguns pontos da pauta não foi possível avançar porque o presidente ainda não conhecia os detalhes das demandas, os encaminhamentos anteriores etc. Por exemplo, o fornecimento de água mineral para fóruns do interior, algo que é caro para o sindicato, é um tema que precisará ser conhecido pela atual gestão.

Outro ponto sem avanço se relaciona com o teletrabalho, pois a Presidência reafirmou que não pode descumprir uma Resolução do CNJ, mas segue aberto para o diálogo sobre questões específicas ou emergenciais, incluindo essa questão das “nominatas”.  Outro exemplo onde não houve avanço foi sobre o cumprimento da Resolução nº 296/21 do CSJT nº  296/21, pois, segundo o presidente, isso não depende apenas dele e que vai fazer tudo para resolver esse impasse. 

Na avaliação de Denise Carneiro, "foi uma reunião muito boa, ainda que não tenha deixado expectativa de avanço imediato em todas as pautas. Vamos ajudar com o envio das informações solicitadas, e estamos confiantes de que haverá avanços.”

Representantes da diretoria do Sindjufe-BA participaram da primeira reunião com o novo presidente do TRT5, desembargador Jéferson Alves Silva Muricy, e com o secretário geral Helio Eloi para tratar de temas de interesse da categoria. O encontro aconteceu no último dia 1/12, na sede do órgão, com a participação das dirigentes Denise Carneiro e Cátia Soares e dos dirigentes Sandro Sales e Cristiano Matsumoto. A reunião também foi acompanhada pelos advogados do sindicato, Cláudio Andrade e Carlos Rátis.

Pin It

afju fja fndc