fbpx

Liderança indígena Nega Pataxó é assassinada em ação de latifundiários na Bahia. Denúncias e vídeos apontam participação de PMs

Liderança indígena Nega Pataxó é assassinada em ação de latifundiários na Bahia. Denúncias e vídeos apontam participação de PMs

Três lideranças indígenas do povo Pataxó-hã-hã-hãe foram baleadas durante um conflito causado por ruralistas, com presença da polícia militar da Bahia. Ruralistas fazem parte de  um grupo autointitulado “invasão zero”, que atua no território Caramuru, município de Potiraguá, no extremo sul da Bahia. Ação de terror ocorreu na tarde de ontem, domingo, 21 de janeiro. Nega Pataxó, foi vítima fatal desse ataque aos povos originários que também deixou o cacique Nailton, seu irmão, ferido, entre outros indígenas.

O Sindjufe-BA, solidário aos povos indígenas e contra a violência, exige apuração séria com punição de todos os envolvidos!

De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), os ruralistas cercaram a região com caminhonetes fechando a passagem, enquanto agentes da Polícia Militar atiravam contra os indígenas.

Dois fazendeiros foram presos por porte ilegal de arma em flagrante, o que é muito pouco diante da gravidade da ação ilegal, violência, covarde, inaceitável!

O Sindjufe-BA se solidariza com os povos originários, assim como já manifestou repúdio às ações violentas contra os povos indígenas e contra a tese do Marco Temporal. 

Cobramos das autoridades uma resposta rápida e contundente para que os povos indígenas do extremo sul da Bahia consigam ter paz, respeito e a seguridade dos seus direitos. A Bahia é o único estado do país que tem um governador autodeclarado indígena, Jerônimo Rodrigues e possui a segunda maior população de pessoas indígenas do país, um total de 229,1 mil indígenas, ficando atrás apenas do Amazonas, segundo o IBGE. Não podemos achar aceitável que as vidas indígenas sejam ceifadas na luta por seus direitos!

Vidas indígenas importam!

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência

 

Pin It

afju fja fndc