fbpx

Trabalhadores(as) participam de assembleia e vigília na Justiça Federal

Trabalhadores(as) participam de assembleia e vigília na Justiça Federal

Eventos fizeram parte de mobilização nacional em defesa do retroativo dos Quintos

Na Assembleia Geral desta segunda-feira (26), servidores(as) deliberaram encaminhamentos sobre vários temas e depois ficaram em vigília, acompanhando ao vivo a Sessão do CJF na qual o retroativo referido estava pautado.

Durante a AG, os presentes aprovaram, por unanimidade, a Resolução da diretoria do Sindicato com atividades relativas à Campanha Antecipa, ao Plano de Carreira e em Defesa da Democracia. Além disso, os(as) servidores(as) puderam acompanhar as movimentações que estavam ocorrendo naquele momento em Brasília, onde o SindjufeBA também se encontrava, participando de duas atividades importantes na capital federal e interagindo com os presentes na Assembleia antes e durante a sessão do CJF. O processo do retroativodos quintos foi suspenso por pedido de vista. Veja detalhes nas matérias específicas sobre essas duas agendas.

A Assembleia começou às 13h15, foi conduzida pelos dirigentes Sandro Sales e Marlene Pinho, na sede da Justiça Federal e de forma híbrida pelo Google Meet. Nos informes, o coordenador Sandro Sales convidou os(as) trabalhadores(as) para o ato nacional do dia 28 de fevereiro em defesa da competência da Justiça do Trabalho, que acontece em frente ao TRT do Comércio, às 12h. Sandro lembrou que o STF vem há alguns anos questionando decisões da justiça especializada, o que causa instabilidade jurídica e ameaça em médio prazo até a existência da Justiça Trabalhista. 

Já a dirigente Marlene Pinho informou que o Sindjufe-BA fará um censo com os(as) trabalhadores(as) para saber qual os pleitos dos servidores, interesses, características de cada tribunal, etc., para direcionar atividades de forma a atender às particularidades. 

Nas falas, a compreensão sobre a  necessidade urgente de resgatar as mobilizações por pautas específicas e gerais, como a unidade do funcionalismo na luta por salário digno e valorização do serviço público, o respeito à democracia e aos trabalhadores da Justiça Eleitoral, o respeito à competência da Justiça Trabalhista, a isonomia na disputa pelo orçamento do judiciário, o direitos e garantias registradas em um Plano de Carreira robusto e anti-assédio e a igualdade na divisão do orçamento da saúde e paridade nas gestões dos programas de autogestão.

Foram aprovadas as seguintes propostas:
# Mobilização para o ato dia 28 de fevereiro em defesa da competência da Justiça do Trabalho; 
# Indicação de paralisação na Justiça Federal caso o CJF não cumpra a Lei 14.687/2023 (quintos) a ser definida em próxima Assembleia; 
# Estado de mobilização pela Antecipação da 3ª Parcela do reajuste e intensificação da luta por essas pautas; 
# Realização de ato em homenagem aos trabalhadores(as) da Justiça Eleitoral e em defesa do processo eleitoral, além da participação em todos os atos em defesa da democracia; 
# Realização de Plenária Estadual sobre Carreira e direito igual à saúde; 
# Seguir buscando nossa DATA BASE.

O Sindjufe-BA segue na luta para assegurar o direito dos(as) trabalhadores(as) na luta por melhores condições de trabalho, dignidade no exercício e execução de suas funções. Venha fazer parte ativamente dessa luta coletiva pelo bem viver de todos e todas! 

Juntos podemos mais!


Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência

 

--
Pin It

afju fja fndc