fbpx

Servidor do TRE-RJ lança livro sobre a importância das ações afirmativas

Servidor do TRE-RJ lança livro sobre a importância das ações afirmativas

Lançamento acontece nesta sexta-feira, 01/03, às 19h, na Livraria da Travessa, em Ipanema

Aos 42 anos, Leonardo Santiago, servidor do TRE-RJ e mestre em Direito Constitucional, lança, nesta sexta-feira, dia 01/03, às 19h, o seu primeiro livro, “Fundamentos das Ações Afirmativas – uma questão de liberdade e validade”.

Editado pela Lumen Juris, a obra é fruto de sua dissertação de mestrado, feito na UFF e concluído em outubro de 2022, véspera das eleições, inclusive. “Foi uma montanha-russa de emoções e uma correria, mas deu para conciliar tudo”, recorda-se ele.

De acordo com Leonardo, a proposta é justamente falar sobre a necessidade e a importância das ações afirmativas em nosso país: “Trago um resgate a histórico que nos mostra a escravidão, o racismo e todas essas questões que nos marcaram como sociedade. É preciso encarar isso para entender e mudar. Através desse olhar, chego então a um contexto mais constitucional e discorro sobre a ADPF 186 e toda a reflexão que ela trouxe a favor e contra as cotas. Enfim, conecto a necessidade das ações afirmativas com a história do Brasil, um país fundado sob a vergonhosa política da escravidão. É isso: educação, no sentido mais amplo da palavra, é o caminho. É a educação que transforma vidas, possibilita a mobilidade social das camadas menos favorecidas, dá acesso e nos mostra muitas outras possibilidades e vivências.”

Ansioso com o dia do lançamento, Leonardo aproveita para convidar, também, os amigos do trabalho, do Sisejufe e de todo o Judiciário para estarem com ele nesse momento especial: “Quero estar com a família e com os amigos nesse dia que para mim vai ser, com certeza, muito especial e marcante. Tomara que as pessoas ao lerem o livro gostem e, acima de tudo, enxerguem, também, a importância das ações afirmativas”, disse Leonardo, que já foi representante de base do sindicato e é servidor sindicalizado desde 2009.

Lançamento do livro “Fundamentos das Ações Afirmativas – uma questão de liberdade e validade”:

Dia: 01/03, sexta-feira

Hora: 19h

Local: Livraria da Travessa, de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema/RJ)

Autor: Leonardo Santiago

Servidor do TRE-RJ lança livro sobre a importância das ações afirmativas, SISEJUFE

Pin It

afju fja fndc