fbpx

Intercâmbio com argentinos traz novas perspectivas para seminário do Fazendo Escola, do qual Sintrajusc faz parte

Intercâmbio com argentinos traz novas perspectivas para seminário do Fazendo Escola, do qual Sintrajusc faz parte

A realidade do trabalho remoto no judiciário brasileiro fez colegas da Argentina questionarem os efeitos do enfraquecimento dos vínculos sociais e do isolamento sobre a saúde mental de quem faz home-office

 O evento foi organizado pelo Sindicato dos “Judiciales de Santa Fé”, pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores da Justiça Argentina (FE-Sintraju) e pela Universidade Nacional de Rosário (UNR) com o propósito de debater os impactos da rotina e do ambiente de trabalho na saúde física e mental da categoria.

No primeiro dia, a comitiva do Fazendo Escola foi até o Tribunal em Rosário para conhecer os “judiciales” e as rotinas de trabalho da categoria. Apesar de inúmeras semelhanças, foram as diferenças que acabaram chamando mais atenção no intercâmbio de experiências.

Apesar de contarem com associação própria, existem magistrados e magistradas na Argentina que se filiam às entidades que representam as trabalhadoras e os trabalhadores do judiciário de uma maneira geral. Existe inclusive uma lei que aplica os mesmos reajustes e aumentos salariais de juízes e juízas para toda a categoria.

A realidade do trabalho remoto no judiciário brasileiro fez colegas da Argentina questionarem os efeitos do enfraquecimento dos vínculos sociais e do isolamento sobre a saúde mental de quem faz home-office.

No segundo dia, além da troca metodológica entre a pesquisa realizada pela UFSC em parceria com o Fazendo Escola e o acompanhamento que os Sindicatos Argentinos fazem do tema desde o final dos anos 1990 até o pós-pandemia, foram exibidos vídeos em que representantes das categorias dos dois países mostravam o ambiente e falavam da rotina de trabalho.

A digitalização e o consequente aumento da carga de trabalho na Justiça brasileira chamaram a atenção de “hermanas y hermanos”, ao mesmo tempo que as torres de processos empilhadas nos corredores despertaram lembranças na comitiva brasileira.

AVALIAÇÃO

Para a coordenadora Maria José Olegário, as atividades desenvolvidas durante o seminário foram de grande alcance para aprofundar o entendimento sobre questões do assédio moral e sexual nas relações de trabalho para melhor combatê-los. “Ficou explicitada a importância de os trabalhadores e trabalhadoras que vivenciam essa situação falarem sobre ela, darem voz ao seu sofrimento, levar a experiência ao coletivo na busca de soluções”, afirma Maria José.

Ela complementa que se o enfrentamento dessas situações passa pelo coletivo, aí se concretiza a importância dos Sindicatos: “Os Sindicatos propiciam espaços de solução destes conflitos, dando visibilidade ao sofrimento do trabalhador e da trabalhadora que, a princípio, parece individual, mas, na verdade, influencia o conjunto das relações laborais”.

De acordo com a socióloga do Fazendo Escola, Camila Betoni, a visita à Argentina foi importante para a articulação do seminário “Por Um Fio”, que será realizado em agosto: “Conhecemos uma experiência muito rica de investigação sobre a saúde dos trabalhadores, politicamente engajada e com a participação ativa das bases. Ela é fruto de uma aliança sólida entre o Sindicato que representa os trabalhadores do judiciário da província de Santa Fé e pesquisadores da UNR. Pessoas importantes nessa história, como o médico e professor Jorge Kohen, que é uma referência internacional no campo da saúde do trabalho, já confirmaram presença para o seminário que faremos aqui em Florianópolis”.

COMITIVA DO FAZENDO ESCOLA PARTICIPA DA MARCHA PELA MEMÓRIA EM ROSÁRIO

No dia 24 de março, a comitiva do Fazendo Escola também participou das manifestações do Dia Nacional da Memória pela Verdade e a Justiça. Em Rosário, a terceira maior cidade do país, dezenas de milhares de pessoas foram às ruas para lembrar os mais de 30 mil mortos e desaparecidos durante a ditadura militar argentina (1976-1983).

Com informações do Sinjusc

Pin It

afju fja fndc