fbpx

Assembleia do Sintrajufe/RS debate campanha salarial e elege delegados para a reunião ampliada da Fenajufe

A assembleia geral do Sintrajufe/RS, realizada na última terça-feira, 28, no auditório das varas trabalhistas de Porto Alegre, elegeu os delegados que representarão o Sintrajufe/RS na reunião ampliada da Fenajufe, no dia 8 de fevereiro, em Brasília. A chapa 1 – Luta Sintrajufe, com 26 votos, terá direito a cinco delegados; a chapa 2 – Refazendo, com sete votos, um delegado; e a chapa 3 – Viva Voz, com 20 votos, levará quatro delegados.

Ao abrir os trabalhos, o diretor do sindicato Cristiano Moreira apresentou informes sobre as últimas ações da entidade, como o lançamento da campanha salarial unificada dos servidores públicos federais no RS, fruto da reorganização do Fórum Gaúcho dos Servidores, fomentada pelo Sintrajufe/RS, em evento que contou com a presença de diversas categorias e de coordenadores da Fenajufe. Além disso, foi apresentado à categoria o calendário aprovado pela diretoria executiva da Fenajufe para o próximo período, com indicativo de greve para o início de abril. No próximo dia 5 de fevereiro, ocorrerá o lançamento nacional da campanha unificada, em Brasília, para o qual o Sintrajufe/RS enviará uma caravana de até cinco colegas, dentre os delegados da ampliada, que permanecerão na capital federal para as demais atividades do calendário de mobilização, que ocorrerão nos dias seguintes.

O dirigente destacou, ainda, que neste mês de janeiro o Sintrajufe/RS reiterou os pedidos de audiências feitos aos senadores da bancada gaúcha, a fim de apresentar a posição contrária da categoria à PEC 59/13, que institui do Estatuto dos Servidores do Poder Judiciário. No final do ano passado, os três senadores – Ana Amélia Lemos (PP), Pedro Simon (PMDB) e Paulo Paim (PT) alegaram não possuir agenda disponível. Além disso, Cristiano informou que o sindicato fará reuniões com as presidências dos três tribunais, a fim de realizar a entrega da pauta de reivindicações da categoria – com a presidente do TRT, ocorrida pouco antes do início da assembleia; com a presidente do TRE nesta quarta, 29, e com o presidente do TRF na próxima quinta-feira, 6/2 (onde serão tratados outros assuntos, como os passivos do reenquadramento). Cristiano frisou, também, que o sindicato solicitou inscrição para intervir naaudiência pública do CNJ sobre eficiência da primeira instância e aperfeiçoamento legislativo voltado ao Poder Judiciário, marcada para os dias 17 e 18 de fevereiro.

Padrão FIFA 

Durante os debates, os colegas trataram da campanha salarial, da PEC 59/13 e do reenquadramento da JF, dentre outros assuntos. Dentre as polêmicas levantadas, o slogan da campanha unificada, “por um serviço público padrão Fifa”, e a forma de condução da mobilização.

Em sua intervenção, a coordenadora da Fenajufe Mara Weber afirmou que a categoria precisa ter cuidado. Segundo Mara, se a categoria visar apenas a derrota do governo, os servidores serão derrotados novamente. Mara lembrou a importância da luta contra a PEC 59 e contra o PL 4330, que amplia a terceirização, e criticou o slogan da campanha salarial. “A Fifa é um dos órgãos mais corruptos que existem no mundo, e nós estamos querendo um serviço público padrão Fifa?”, questionou Mara, afirmando a necessidade de rediscutir o slogan.

O diretor Ruy Almeida rebateu a crítica e defendeu o mote da campanha. “Nós queremos, sim, um padrão Fifa para o serviço público", esclarecendo que toda a sociedade entende que o 'padrão Fifa' remete ao alto padrão de qualidade que fez com que o Governo Dilma investisse bilhões de reais na Copa, "dinheiro esse que falta para a saúde, falta para a educação, para as universidades e também para o Judiciário, para os nossos salários". “O momento agora é de lutar por data-base, negociação coletiva e reposição salarial. Esse choro dos colegas não tem qualquer sentido. Sabemos o que é prioritário”, concluiu.

O diretor Paulinho Oliveira lembrou da presença do sindicato na votação da então PEC 190 (agora PEC 59/13) em Brasília, afirmando ser essa uma bandeira tratada com prioridade pelo Sintrajufe/RS.

Durante as defesas das chapas que disputaram a delegação para a reunião ampliada da Fenajufe, muita polêmica e troca de farpas. 

Representando a chapa Refazendo, o coordenador da Fenajufe Ramiro López defendeu a antecipação do calendário de luta para antes da realização da Copa e frisou que a posição de seu grupo sempre foi contrária à PEC 59.

Mara Weber, representando a chapa Viva Voz, afirmou que a direção do sindicato deseja o “reajuste zero” para a categoria, pois prioriza apenas atacar o governo e não possui uma estratégia clara de defesa dos interesses da categoria.

Falando pela chapa Luta Sintrajufe, Cristiano Moreira afirmou que a campanha salarial foi uma deliberação de ampliada da Federação, aprovada por unanimidade. "O que está em jogo aqui é se vamos construir a luta e a mobilização por um serviço público padrão Fifa, de alta qualidade, ou criar cortinas de fumaça esvaziando as instâncias. Vamos para a ampliada para discutir a construção de uma forte greve, da qual nossa categoria tem que ser não apenas parte, mas protagonista no processo de mobilização dos federais”, afirmou o diretor.

Apoio aos rodoviários

Os servidores presentes à assembleia também aprovaram uma moção de apoio à greve dos rodoviários de Porto Alegre, deflagrada na última segunda-feira, 27.

A assembleia foi transmitida ao vivo no site do Sintrajufe/RS.

Fonte: Sintrajufe/RS

Pin It

afju fja fndc