fbpx

Assembleia do Sindjufe/BA no TRT convoca servidores à luta por conquistas na Campanha Salarial 2014

Os servidores baianos participaram no último dia 29/01 da uma assembleia-geral realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho,  no Comércio. Com a presença maciça de servidores, o TRT teve participação significativa, com colegas lotados nas unidades do Comércio e de Nazaré. Os presentes ouviram informes locais e nacionais, se manifestaram sobre a Campanha Salarial que se inicia, elegeram delegados à reunião ampliada da Fenajufe, dia 8 de fevereiro em Brasília, e se atualizaram sobre o calendário de mobilização.

 É grande a expectativa geral quanto ao lançamento nacional da Campanha Salarial 2014, marcada por uma grande marcha sobre Brasília, dia 5 de fevereiro, dentro de uma articulação nacional em defesa dos interesses da categoria em ano de Copa do Mundo e eleições presidenciais. Vale lembrar que já existe o  indicativo de Dia Nacional de Mobilização para 26 de fevereiro e 20 de março, além de indicativo de greve dos servidores do Judiciário Federal e MPU para a primeira quinzena de abril.

Os coordenadores do Sindjufe/BA reafirmam que é fundamental haver união, coesão e participação de todos num ano em que a agenda esportiva e eleitoral encurta o calendário político e legislativo. A campanha salarial unificada dos servidores federais tem na pauta reivindicações como a definição da data-base salarial em 1º de maio, a  reposição inflacionária com índice a ser discutido entre as entidades e o repúdio a qualquer reforma ou projeto que retire direitos dos trabalhadores.  Como  exemplo, está  a proposta de acabar com o direito de greve, que não foi votada em 2013 graças à mobilização dos servidores. O movimento também luta pela  paridade entre ativos e aposentados, reajuste dos benefícios e antecipação da parcela de 2015 do acordo firmado em 2012.

No entendimento da coordenadora Denise Carneiro, é fundamental a articulação dos servidores em seus respectivos estados para que, ainda neste primeiro trimestre, a voz da categoria seja ouvida e respeitada pelo governo federal. "Temos que  ter a consciência de que só com união a gente consegue uma vitória este ano e  o ano é esse!", disse ela na assembleia.

Ao lembrar a perda de popularidade do governo decorrente, dentre outras coisas, de sua inflexibilidade diante das reivindicações do funcionalismo público, o coordenador Hilton Coelho fez uma pequena análise do cenário nacional e lembrou que o momento de pressionar é agora e já. Ele destacou que é importante saber explorar a agenda dos servidores federais em Brasília agregando suas lideranças num só objetivo, o de dar força e visibilidade ao movimento.
 
Além da marcha programada para 5 de fevereiro, a qual terá participação de diversos servidores baianos, o coordenador Lourival Matos citou como oportunos para isso eventos como o Seminário Nacional sobre Dívida Pública, dia 6 de fevereiro, e a reunião ampliada do dia 8. Lourival Matos é um dos coordenadores do Núcleo Baiano da Auditoria Cidadã, junto com Jailson Lage. Ratificando o que foi dito pelos demais coordenadores, Jailson lembrou que está em jogo nesta luta a conquista por qualidade de serviços públicos e qualidade de vida. "Precisamos de um movimento forte e unificado", disse ele ao lembrar a fragilidade em que se encontra a imagem do governo neste momento.

Fonte: Sindjufe/BA

Pin It

afju fja fndc