fbpx

Com auditório completamente lotado, assembleia geral aprova continuidade da greve no Rio Grande do Sul

Completando uma semana, a greve do Judiciário Federal do RS cresce, e a mostra foi a assembleia geral de hoje que, com mais de 350 pessoas, lotou completamente o auditório das varas trabalhistas de Porto Alegre. Cientes de que somente com um movimento forte será possível vencer o arrocho salarial e a tentativa de desmanche da carreira, os colegas atenderam ao chamado do sindicato e votaram pela continuidade da greve.

Estavam presentes colegas da ativa e aposentados das justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral das seguintes cidades: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Encantado, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, São Jerônimo, São Leopoldo, Sapiranga, Taquara, Taquari e Triunfo.

Locais em greve devem eleger representantes para o Comando de Greve

A assembleia aprovou, ainda, a realização de ato público, dia 28, com caminhada da Justiça Federal até o TRE Duque, e a formação do Comando Estadual de Greve, que será composto por cinco membros da direção do sindicato, três representantes da Justiça do Trabalho e três da Federal de Porto Alegre, dois da Eleitoral na capital e um colega representando cada local do interior em greve. Os representantes dos locais de trabalhos serão eleitos em assembleias de base. O Sintrajufe/RS orienta todos os locais onde há greve a eleger seus representantes no Comando nesta quinta-feira. A primeira reunião do Comando será nesta sexta-feira, às 10h, nas varas trabalhistas.

Delegações para ampliada da Fenajufe e Encontro de Técnicos

Três chapas concorreram para eleição a delegados à reunião ampliada da Fenajufe, marcada para 1º de junho, e para o 1º Encontro Nacional de Técnicos Judiciários. A Chapa 1 – Luta Sintrajufe, obteve 94 votos e enviará 5 delegados para a ampliada e 2 para o Encontro; a Chapa 2 – Viva Voz, 63 votos, 4 e 2 delegados, respectivamente; a Chapa 3 – Unidade, 23 votos, 1 delegado para cada uma das atividades.

Um movimento que aumenta em todo o estado

No início da assembleia, o diretor Cristiano Moreira deu informes sobre os primeiros dias da greve, com a leitura das cidades e dos setores em greve, sob aplausos dos presentes. Já são quase 30 cidades no movimento paredista.

O dirigente destacou a adesão crescente e os avanços na luta contra o arrocho e o desmanche da carreira, e ações como a reunião dos colegas assistentes de gabinete do TRT, o ofício que os desembargadores do tribunal enviarão aos senadores contra a PEC 59/13 e a reunião da Fenajufe com a assessoria do relator da PEC 59/13, Valdir Raupp.

Nas manifestações dos colegas, todos afirmaram a necessidade de aumentar e fortalecer a greve contra a PEC 59/13, contra as carreiras exclusivas, por reposição salarial e data-base. Foi destacado que a greve é uma manifestação de cidadania por parte dos servidores do Judiciário, que não aceitarão a retirada de direitos e reajustes diferenciados. A mensagem dos colegas foi que é tarefa de todos enfrentar os ataques do governo e do Judiciário, a fim de conquistar a reposição e salvar a carreira.

Foi aprovada, ainda, a realização de nova assembleia geral estadual no dia 3 de junho. Outros pontos aprovados na assembleia desta quarta-feira serão divulgados amanhã no site.

Fonte: Sintrajufe/RS, por Rosane Vargas

 

 

Pin It

afju fja fndc