fbpx

Nova adesão fortalece greve em MT e categoria decide em assembleia que luta contra PEC 59 e carreiras exclusivas é prioridade em relação à questão salarial

Na Assembleia Geral desta sexta-feira (30/05), em Mato Grosso, a categoria analisou e deliberou sobre a tabela de reajuste salarial apresentada pelo STF e elegeu representantes para o Comando Nacional de Greve e para a mobilização contra a PEC 59/2013 nos dias 04 e 05 de junho  em Brasília-DF.

A diretora do Sindijufe/MT Gisely Regina Pires será a representante do Estado no Comando Nacional de Greve. Já os servidores Cosme Bezerra da Silva, Amer Khalil Okdi e Ariosto Miranda foram eleitos para integrar o grupo nacional de mobilização no Senado contra a PEC 59, tendo como suplentes os servidores  Braúlio Monteiro Salgado e  Genézio  Rodrigues da Silva.

Tabela salarial

Em relação à tabela de reajuste salarial apresentada pelo STF, que foi retirada na comissão da mesa de negociação,  Mato Grosso entendeu que ela não é uma tabela ruim e tampouco a melhor das tabelas, precisando avançar em alguns pontos, tais como a diferença entre os salários dos analistas em início de carreira e os técnicos no final de carreira.

Mas a principal deliberação foi no sentido de que em primeiro plano deverá ser dada prioridade no combate contra a PEC 59/2013 e contra os projetos de carreiras exclusivas dos Tribunais Superiores, devendo, a questão do reajuste, ficar em segundo plano.

No entendimento de Mato Grosso, no caso de qualquer um desses projetos passarem (PEC ou Carreira Exclusiva), qualquer discussão acerca de valores e tabelas ficarão prejudicadas, já que com isso se daria o fim da Categoria.

Outra deliberação da Assembleia foi no sentido de organizar a visita dos senadores de Mato Grosso à base da Categoria, em Cuiabá. O Sindijufe/MT já vem agendando reuniões com os senadores e suplentes há algum tempo, sendo que a reunião com Osvaldo Sobrinho já aconteceu em dezembro de 2013, e  na ocasião ele se comprometeu em estudar a questão.

Greve tem novas adesões

O quadro estadual de Greve tem novidade: Os servidores da Justiça do Trabalho de Barra do Garças também estarão em Greve a partir de 2 de junho,e com isso a manifestação continua avançando no interior do Estado, onde várias outras cidades estão se organizando para fortalecer a luta da Categoria contra a PEC 59  e as carreiras exclusivas, devendo comunicar suas adesões na próxima semana, conforme informações chegadas ao Sindijufe/MT. 

O quadro de Greve na Justiça do Trabalho em Mato Grosso já tem as duas varas de Várzea Grande, os oficiais de justiça e os servidores da Contadoria, Protocolo, Núcleo de Conciliação e Gabinetes dos Desembargadores.

Na Justiça Eleitoral já estão em Greve os servidores do Cartório Eleitoral de Campo Verde, e da 1ª  e da 37ª e 51ª Zonas, da capital.

A Greve também continua forte na Justiça Federal, onde os próprios servidores têm procurado convencer os colegas a aderir, e também buscam o apoio dos juízes federais contra a PEC 59 e as carreiras exclusivas nos tribunais superiores.

Nacionalmente a Greve continua sendo sustentada por quatro estados, que são Mato Grosso, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. Na Reunião Ampliada da Fenajufe neste domingo será discutido pela continuidade ou não da Greve, dentre outras questões.

Fonte: Sindijufe/MT

Pin It

afju fja fndc