fbpx

Greve continua na Bahia

Em assembleia geral bastante concorrida, os servidores do judiciário federal na Bahia aprovaram a continuação da greve por tempo indeterminado e intensificação do movimento paredista em todo o Estado. A votação foi realizada na tarde desta terça-feira (03/06), no saguão da Justiça Federal, em Sussuarana. Realizada após a apresentação de informes locais, nacionais e avaliações sobre a greve, a votação aconteceu em torno de duas propostas apresentadas durante a assembleia. 

O argumento principal apresentado pelos favoráveis à permanência do movimento paredista foi a crescente mobilização que estaria acontecendo nos demais Estados e sindicatos espalhados pelo Brasil. Além disto, diversos servidores destacaram que a greve é um instrumento necessário e urgente para que a categoria possa lutar contra as ameaças que rondam a carreira no judiciário.

Já os partidários da segunda proposta apontaram a demora dos demais Estados em deflagrar a paralisação, bem como a baixa adesão em locais dentro da própria Bahia, como argumentos para a suspensão da greve. Os defensores desta proposta defenderam a adoção de um calendário de apagões como uma alternativa.

Um ponto comum na fala dos dois grupos foi a necessidade de se fortalecer o movimento através da união e solidariedade dos servidores, principalmente nos locais em que represálias e baixa adesão são uma realidade. Em resposta a estas falas, parte dos que votaram pela continuidade da greve se comprometeu a intensificar a mobilização e construir a greve entre os colegas de trabalho.

Técnicos Judiciários

Antes da assembleia geral, foi promovido um debate sobre a carreira de técnico judiciário com os representantes baianos que participaram do Encontro Nacional de Técnicos, no dia 31 de maio em Brasília. Em seguida foi realizada votação para se decidir se um núcleo baiano dos técnicos judiciários seria criado, proposta que foi aprovada em pleito.

Devido à necessidade de se aprofundar a discussão sobre a carreira de técnico, servidores e diretoria se comprometeram a continuar debatendo o assunto em eventos posteriores.

Ao final foi marcada a nova Assembleia Geral para acontecer no dia 11 de junho, no TRT, onde nova avaliação será feita e também a eleição dos Delegados à nova Reunião Ampliada da Fenajufe.

Confira abaixo o calendário de mobilização aprovado na última Ampliada (1/6).

Calendário aprovado na reunião ampliada

02 a 08/06 – Rodada de assembleias para discutir a proposta da mesa de negociação e a greve

03/06 – Instalação do comando nacional de greve

04/06 – Caravana à Brasília para trabalhar no Congresso Nacional contra a PEC 59/13, a favor da aprovação da PEC 555/06 e do PL 7027/13, e ainda por emenda à PEC 63/14

05/06 – Participação no debate em Goiânia sobre a PEC 59/13

10/06 – Dia nacional de luta do Judiciário e do MPU, com os demais SPFs, nos estados

28/06 – Reunião do GTN de Carreira

06/07 - Reunião Ampliada da Fenajufe

Participação na caravana nacional dos servidores federais a Brasília, com data a ser definida pelo Fórum das Entidades dos Federais

Fonte: Sindjufe/BA

Pin It

afju fja fndc