fbpx

Servidores baianos aprovam calendário de mobilização. Indicativo de greve fica para o dia 15 de agosto.

Os servidores baianos aprovaram o indicativo de greve do Judiciário Federal a partir do dia 15 de agosto, em assembleia geral realizada na tarde desta quarta-feira, 30 de julho. A aprovação do calendário de greve foi o único ponto da pauta da assembleia, que ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral.

Após a realização de informes e avaliações (confira no final da matéria), a votação foi realizada por etapas. Num primeiro momento foi realizado o pleito a respeito da realização do Novo Apagão do Judiciário. A única proposta apresentada foi a de seguir o calendário da Fenajufe e paralisar atividades por 24 horas no dia 7 de agosto, com a realização de atividades nos órgãos, e enviar representantes para participar do Ato Nacional no Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Tal proposta foi aprovada por unanimidade, com apenas três abstenções e nenhum voto contrário.

Calendário de greve

Em seguida, passou-se a discutir a data de realização da assembleia geral que definirá e deflagrará de fato a greve. A primeira proposta apresentada pretendia seguir o calendário aprovado na última Reunião Ampliada da Fenajufe. Neste sentido, uma Assembleia Geral seria realizada no dia 8 de agosto com o intuito de aprovar a entrada de greve a partir do dia 14. "O indicativo de greve foi aprovado na última Ampliada e é uma diretriz a ser seguida nacionalmente. Além disto, as datas foram discutidas extensivamente em assembleias anteriores", defendeu a coordenadora Lindinalva Ribeiro (TRE).

Já a segunda proposta apresentada pela servidora Karine Pina (TRE) tinha por objetivo aguardar a realização da próxima Ampliada, e assim ter noção do posicionamento dos demais Estados. Desta forma, uma assembleia para deflagração da greve seria realizada no dia 12 de agosto, referendando a greve a partir do dia 15. “Estamos pensando na base, pois entrar em greve no dia 14 para em seguida sair por falta e adesão será muito mais danoso”, argumentou o servidor Silas Gomes (TRE).

Por contraste visual, a proposta vencedora foi a de tirar o indicativo da entrada em greve a partir do dia 15, com realização de Assembleia Geral no dia 12 de agosto para ratificar. Apesar da necessidade apontada por todos, de avaliação do cenário nacional, todas as falas revelam disposição da categoria em aderir à greve.

Confira como ficou o calendário de mobilização

7/8 – Novo Apagão do Judiciário, com atos em Brasília e tribunais.

9/8 – Reunião Ampliada da Fenajufe

12/8 – Assembleia Geral para confirmar entrada em greve

15/8 – Entrada em greve nacional por tempo indeterminado

Informes

A servidora Karine Pita (TRE) informou que está estudando a questão dos técnicos judiciários e convoca os colegas a participar do grupo de discussão no Facebook e buscar informações sobre o assunto. Ela também informou que está escrevendo um artigo sobre o tema e em breve publicará o texto no site da Fenajufe e Sindjufe/BA, que tem um link específico para NÚCLEOS e entre eles está o Núcleo de Técnicos. O link fica no cabeçalho da página do Sindjufe.

A coordenadora Suely Silveira (TRE) informou que um e-mail que vem circulando entre os servidores, questiona a aplicação do reajuste de 15,8% na GAJ. De acordo com este e-mail, o valor liberado a todos os servidores públicos federais deveria ter sido aplicado no vencimento base e não na gratificação. A respeito deste assunto, Suely informou que o questionamento será encaminhado à coordenação jurídica do sindicato.

O coordenador Alberto Rajy (TRT) informou que o sindicato está acompanhando o processo de implantação do Plano de Autogestão Saúde- TRT5, para que tal plano não tenha apenas a ótica da administração, mas também do servidor.

Fonte: Sindjufe/BA

Pin It

afju fja fndc