fbpx

Pela retomada da mobilização por reajuste salarial, servidores de Alagoas decidem acompanhar calendário de luta da Fenajufe

Os servidores do Judiciário Federal de Alagoas participaram de uma assembleia geral, convocada pelo Sindjus/AL, nesta segunda-feira (04/08), para decidir sobre a retomada da mobilização da categoria com foco na inclusão do reajuste salarial no orçamento da União.

Na assembleia, os servidores decidiram acompanhar o calendário de mobilização que será definido na reunião ampliada da Fenajufe, no próximo sábado (09/08).

O coordenador administrativo do Sindjus/AL, Alex Sandro Cardoso, foi o escolhido para representar a categoria no ato público nacional em frente ao Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira (07/08) e da reunião ampliada da Fenajufe.

Os servidores também deliberaram pela realização de assembleias setoriais nos tribunais após a definição do calendário de luta da Fenajufe. As datas e locais das assembleias setoriais serão divulgados pelo Sindjus/AL em breve.

No ato público nacional, os servidores do Judiciário Federal visam pressionar o Supremo Tribunal Federal a negociar com o governo federal a reposição das perdas salariais da categoria, que superam mais de 40%, conforme ficou definida na mesa de negociação instalada pelo STF, a pedido da Fenajufe, com participação dos tribunais superiores, conselhos, e da representação da categoria.

Os servidores também cobrarão da cúpula do Judiciário e do futuro presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, a defesa da autonomia do Poder contra as ingerências do governo federal, e seu empenho por efetiva negociação.

No protesto, os servidores querem que o presidente do STF busque a imediata abertura de negociação com a presidente Dilma Rousseff, que em orçamentos anteriores do Judiciário efetuou cortes. O objetivo é garantir os recursos necessários à implementação do reajuste. A aprovação do PL 6613, com a redação do substitutivo, resultante dos trabalhos da mesa de negociação no STF, está condicionada à existência de dotação orçamentária.

Do mesmo modo, os servidores do MPU cobram também do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, o papel de negociador junto com o Judiciário perante o Executivo, de modo a garantir recursos para o reajuste, tendo em vista o texto de substitutivo ao PL 6697/09 encaminhado à Câmara, nos mesmos moldes do Judiciário.

A categoria do Judiciário Federal e do MPU tem pressa, pois a previsão de remessa do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) ao Congresso termina em 31 de agosto.

A reunião ampliada da Fenajufe tratará da avaliação do resultado das assembleias nos estados, do processo de negociação além da definição do calendário de luta nacional.

O Sindjus/AL destaca a importância da participação da categoria na luta por reajuste salarial, pela valorização da carreira e pelo arquivamento da PEC 59/2013.

Fonte: Sindjus/AL

 

Pin It

afju fja fndc