fbpx

Vai ter luta: categoria aprova greve por tempo indeterminado no Mato Grosso a partir de 18 de agosto

Forçar o STF a buscar uma negociação com o governo para o reajuste, e garantir a verba no orçamento são os objetivos iniciais da nova Greve

A assembleia geral, realizada pelo Sindijufe/MT, avaliou que a greve precisa ser retomada, e que o foco da luta, agora, será a reposição salarial.

A categoria quer que o presidente do STF, Ricardo Lewandowsky, negocie com o governo o reajuste salarial. Outra preocupação é assegurar a verba do reajuste no orçamento da União, até o dia 31 deste mês.

Daí por diante, a luta será pela aprovação do substitutivo do PL 6613/2009, e esta questão deverá se estender até o final do ano, no apagar das luzes durante a última sessão do Congresso.

As discussões foram feitas durante a assembleia geral, ocorrida na manhã de quarta-feira (13/08), no TRE-MT, e a greve foi aprovada pela maioria dos participantes. Eles avaliaram que, apesar das dificuldades para a construção do movimento em Mato Grosso, é preciso aproveitar o momento oportuno da mobilização a nível nacional, em que o Sindjus/DF desta vez entrou na greve, juntamente com outros sindicatos no país.

"Por inúmeras vezes estivemos em greve, mas a categoria reclamava que o maior sindicato do país estava de fora. Agora, no entanto, o Sindjus/DF já está em greve desde o dia 6 de agosto, e além de Brasília também há outros sindicatos que já aprovaram greve, por isso temos que aproveitar esse momento positivo", avaliou o diretor do Sindijufe/MT, Sandro Delgado.

Outros diretores do Sindicato seguiram esta mesma linha de raciocínio, dentre eles José Roberto Magalhães de Campos, que alertou a Categoria sobre a disposição do Governo Dilma em conceder zero por cento de reajuste para a Categoria; e Walderson de Oliveira, que mais uma vez veio de Rondonópolis-MT para prestigiar a assembleia. Dentre outras coisas, ele disse que viu, realmente, que o Sindjus/DF desta vez está em Greve. "Estive em Brasília no ato nacional no STF dia 7 deste mês, e constatei que Brasília está parada", disse Oliveira.

Na avaliação do diretor do Sindijufe/MT, Pedro Aparecido de Souza, a categoria tem grandes chances de sair vitoriosa desta nova luta. "Para isso temos que fortalecer a greve. O nosso objetivo, com o retorno da greve, é conquistar o reajuste salarial, que vai depender muito da nossa capacidade de mobilização, sobretudo nacionalmente, onde mais de 10 estados já aprovaram a greve, sendo a maioria da oposição Luta Fenajufe", disse ele.

Segundo Pedro Aparecido, um dos aspectos importantes desta greve vai ser forçar o Supremo Tribunal Federal a reencaminhar os valores do reajuste ao Congresso e forçar o Executivo a incluir os valores no orçamento, encaminhando, tudo a tempo, para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e para o Congresso. "E o fundamental de tudo isso vai ser assegurar que o reajuste seja aprovado durante a votação no final de dezembro", destaca o diretor do Sindicato.

Em síntese, a avaliação das principais lideranças da categoria em Mato Grosso é que esta será uma greve forte no país inteiro, porque pela primeira vez o Distrito Federal está na greve, e entre dez a quinze estados deverão aderir à Greve desta vez. Eles esperam que em Mato Grosso aconteça a mesma coisa: que haja uma grande adesão.

Retomada da Greve anterior

De acordo com os representantes da categoria, a última greve foi apenas uma etapa, e agora será preciso continuar na batalha para garantir as conquistas.

"Tivemos uma vitória expressiva na última greve em relação à luta para barrar a PEC 59. Agora, tudo nos leva a acreditar em uma nova vitória, pelo PL 6613, mas só vamos conseguir avançar através da nossa mobilização", comentam eles, destacando que uma mobilização com boa participação poderá garantir o reajuste, impedindo que a presidente Dilma faça cortes no orçamento do Judiciário.

“Ainda temos que nos mobilizar mais para barrar, definitivamente, a PEC 59 e avançar na questão da reposição salarial, para que o nosso reajuste seja incluído no orçamento”, dizem os líderes do movimento de greve em Mato Grosso.

Procedimentos da Greve

Assim que a assembleia terminou, uma das primeiras providências do Sindijufe/MT foi comunicar os três tribunais em Mato Grosso, com cópia para todos os chefes de cartório, diretores de varas, juízes, enfim, para que todos sejam avisados dentro do tempo, com a antecedência de 72 horas, conforme a jurisprudência.

Outra providência do Sindicato foi a de reativar o Comando de Greve, que é aberto a qualquer servidor da Categoria, desde que esteja em greve. O Comando de Greve entrou em ação no lugar do Comando de Mobilização.

A próxima assembleia será realizada no dia 18, no primeiro dia de greve, na Justiça Federal, às 15h. Já foi definido que neste dia a Categoria irá deliberar se haverá assembleias três vezes por semana ou todos os dias, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Sindijufe/MT, por Luiz Perlato

Pin It

afju fja fndc