fbpx

Servidores definem: vai ter greve em SP a partir do dia 20

Categoria aposta na paralisação por tempo indeterminado para garantir reajuste ainda este ano

A categoria decidiu: vai ter greve em São Paulo a partir da próxima quarta-feira, 20. A deliberação saiu da assembleia geral realizada nesta quinta-feira, 14, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, quando os servidores fizeram um dia de paralisação em prédios da capital e do interior.

O movimento paredista em São Paulo fortalece a luta nacional dos servidores do Judiciário pela reposição das perdas salariais. Brasília e Rio Grande do Sul já estão em greve. Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso e Rio de Janeiro param nos próximos dias. “Nacionalmente, este novo momento já tem mais mobilização e força do que no primeiro semestre”, avaliou Henrique Sales, servidor da JT.

A luta é para que o orçamento não seja cortado pelo Executivo em 31 de agosto, prazo que a Presidência da República deve enviar ao Congresso a proposta orçamentária da União para o próximo ano. “Precisamos lutar para termos algum avanço em nosso salário”, reforçou Inês Leal de Castro, diretora do Sintrajud.

“Precisamos nos mobilizar mais e melhor. Essa é a tarefa dos servidores de todo o país. Essa é a nossa tarefa. Se cada um dos que estão aqui [na assembleia] sair com o compromisso de mobilizar o seu local de trabalho, teremos condições de finalizar a fatura deste ano”, disse Adilson Rodrigues, coordenador da Fenajufe.

A pressão dos servidores deve ser contínua para que o STF (Supremo Tribunal Federal) assuma seu papel enquanto maior instância do Poder Judiciário e atue na defesa do substitutivo do PL 6613, enfrentando a decisão do governo Dilma Rousseff (PT) de não permitir a aprovação de qualquer proposta salarial que beneficie os servidores.

“Estamos há oito anos sem reposição salarial e o dinheiro público, o nosso dinheiro, está sendo destinado à dívida pública, aos banqueiros. (...) Precisamos trabalhar para construir essa greve. Conversem com os seus colegas. Todos têm que vir para a greve”, convocou Lynira Sardinha, diretora do Sintrajud.

Durante a assembleia, os servidores também aprovaram a realização de ato no TRE-SP, no dia 21, para engajar os colegas da Eleitoral na mobilização. Os detalhes sobre esta mobilização serão informados em breve. 

Fonte: Sintrajud/SP, por Camila Gaia, com foto de Ennio Brauns

Pin It

afju fja fndc