fbpx

Na Bahia, trabalhadores do TRT5 se mobilizam para garantir o direito de greve

Após a Assembleia Geral realizada no dia 20 de agosto no Tribunal Regional do Trabalho no Comércio, os servidores da Justiça Trabalhista presentes no local informaram que apenas quatro varas haviam aderido ao movimento até aquele momento. Revoltados com a reedição do Ato 172, agora sob o número 372, que determina corte de ponto a quem aderir ao movimento nacional de greve do Judiciário, os servidores já estão se mobilizando para reagir à atitude despótica do presidente do TRT5, o Desembargador Valtércio Oliveira.

A indignação foi tanta que os servidores dos outros tribunais e da própria Justiça Trabalhista reduziram o tempo da assembleia para se dividir em dois grupos e percorrer as unidades do TRT5 conclamando os colegas a repudiarem o gesto autoritário e tirano do Presidente desta casa que deveria ser um lugar para proteção e defesa dos direitos trabalhistas, mas que tem se tornado o local pioneiro quando se trata de rasgar o direito de seus servidores.

No primeiro semestre a publicação do ato 172 ocorreu antes mesmo que fosse instalada uma mesa de negociação para lidar com a greve. Em seguida, cortes nas folhas dos funcionários aconteceram ainda durante o andamento dos trabalhos da mesa, contrariando assim a própria resolução do Conselho Superior de Justiça do Trabalho, que estabelecia que a compensação só poderia ser de fato implantada após o fim das negociações.

Agora sob o argumento de que apenas a Bahia está em greve e que portanto o movimento não é nacional, a presidência do TRT reeditou o Ato 172, embora a greve já alcance nove estados.

Este é o momento dos servidores demonstrarem sua indignação e repúdio à atitude tirânica da presidência do TRT. Participe do Ato Público no dia 27 de Agosto, em frente ao edifício Ministro Carlos Coqueijo Costa, em Nazaré.

Fonte: Sindjufe/BA

Pin It

afju fja fndc