fbpx

Sindjus/AL fará Apagão no Judiciário Federal nesta terça-feira (26/08)

O Sindjus/AL (Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal e do MPU em Alagoas) vai realizar ato público, denominado Apagão do Judiciário, nesta terça-feira (26), às 10 horas, em frente ao Fórum Eleitoral, no bairro do Farol para a construção da greve dos servidores em Alagoas.

A luta nacional visa a garantir os recursos necessários para aprovação dos Projetos de Leis 6613/09 e 6697/09 que repõem as perdas salariais dos servidores do Judiciário Federal e do MPU.

O ato público objetiva cobrar ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, a defesa efetiva da proposta salarial acordada na mesa de negociação. O ministro se demonstrou disposto a procurar o governo para negociar, mas não assegurou que defenderá o texto substitutivo do PL 6613/2009.

A autonomia orçamentária do Judiciário e do MPU vem sendo desrespeitada pelo Executivo, Os orçamentos enviados pelo Judiciário foram alterados e rebaixados antes mesmo de chegarem ao Congresso Nacional.  A greve nacional da categoria cobra dos tribunais superiores e de Lewandowski uma posição firme em defesa da autonomia e do texto substitutivo ao Projeto de Lei 6613/2009.  A proposta busca conter a queda do poder de compra dos salários da categoria, que desde junho de 2006 foi corroído por uma inflação superior a 56%.

A categoria está mobilizada em todo país por reajuste salarial, pela valorização da carreira e pelo arquivamento da PEC 59/2013, que retira direitos da categoria.

Fonte: Fenajufe e Sindjus/AL

 

Pin It

afju fja fndc