fbpx

Em Minas, categoria decidiu: a partir de segunda-feira, dia 8, é GREVE

Reunidos em ato público e assembleia na tarde desta quarta-feira, 3, em frente ao prédio da Justiça Trabalhista, em Belo Horizonte, servidores do Judiciário Federal votaram pela deflagração de greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, dia 8. No mesmo dia, haverá ato público e nova assembleia – tudo em frente ao prédio da Justiça Federal, na avenida Álvares Cabral, 1741, no Santo Agostinho, na capital, de 12h às 14h. O ato de hoje é parte das atividades da Semana da Indignação, de 1º a 5 de setembro.

Na atividade desta tarde, onde estavam os coordenadores gerais do Sitraemg, Alexandre Magnus Melo Martins e Igor Yagelovic; os executivos Célio Izidoro Rosa, Vilma Lourenço Oliveira, Etur Zehuri e Geraldo Correia da Cruz; o regional Dirceu José dos Santos e o filiado e diretor de base David Landau, servidor do TRT, muito se reforçou sobre a necessidade de lutar para que o PL 7920/2014 (antigo PL 6613/2009) avance no Congresso. Sem pressão dos servidores, o projeto continuará sendo apenas um projeto, não representando nenhuma garantia de reajuste.

Para o coordenador Alexandre Magnus, “o Executivo quer se impor sobre o Judiciário”, ao enviar o Orçamento ao Congresso sem a verba para a reposição salarial de servidores e magistrados – que também estão insatisfeitos e se organizando para requerer seus direitos. O coordenador também criticou o sucateamento a olhos vistos do Judiciário, enquanto seus servidores são massacrados com metas abusivas, adoecimento e total descaso do governo federal em suas reivindicações. Dentro desse processo, Magnus ainda lembrou o Decreto 7777/2012, por meio do qual a presidente Dilma Rousseff determinou a substituição dos servidores grevistas por requisitados, ameaçando o direito de greve da categoria.

Após a leitura da coordenadora Vilma Lourenço dos últimos informes da mobilização nacional e das gestões da Fenajufe junto ao Supremo para garantir o reajuste, o diretor de base David Landau lembrou que os servidores em greve estão reivindicando direitos que já são garantidos pela Constituição Federal, mas não são cumpridos pelo governo federal – isso inclui a negativa à data base da categoria. Para o servidor, não dá para confiar na presidência dos tribunais superiores e parar de lutar, sob o risco do governo garantir apenas o reajuste dos magistrados e deixar os servidores de fora. “Só dependemos de nós, do nosso movimento”, disse David, acrescentando que “o Judiciário tem uma imagem a zelar, e quem garante isso são os servidores”.

Muitas palmas e “apitaços” foram endereçados aos servidores das Justiças Eleitoral e Federal que participaram do ato, assim como aos colegas que vieram de Contagem e aos de Juiz de Fora, sempre participativos.

Represália não

Alexandre Magnus tranquilizou os servidores quanto às consequências da greve. O sindicalista disse que, nas várias reuniões que a nova Diretoria do Sitraemg vem realizando com as administrações dos tribunais mineiros, eles estão conseguindo delas o compromisso de não retaliar os servidores que entrarem em greve. Os dias não trabalhados deverão ser compensados, mas o sindicalista disse que a diretoria do Sitraemg vai negociar essa questão com os tribunais.

A fala de Magnus, de acordo com o próprio, objetivava incentivar os colegas a descerem para a manifestação e engrossarem o coro contra a jornada de trabalho excessiva, as metas e o adoecimento do servidor, que se acentuou com a chegada do Processo Judicial Eletrônico (PJe). David Landau também criticou o “cabresto” que as funções comissionadas impõem aos servidores, ressaltando que o movimento precisa ter o apoio do todos, juntos. “A base precisa dar apoio à diretoria para todos lutarem juntos”, acrescentou Carlos Antônio Ferreira, o “Ovo”, servidor do TRT e ex-presidente do Sitraemg.

Chamado à participação

Durante o ato, a coordenadora executiva Etur Zehuri percorreu o prédio do TRT em frente ao qual se realizavam a atividades desta tarde conversando com os colegas e chamando-os a participar. Ao dar informes aos participantes a respeito, Etur se disse satisfeita com o que viu – segundo ela, em todas as Varas do Trabalho por onde passou, os diretores das VTs permitiram e incentivaram os servidores a descerem para o ato, sem restrições.

Na ocasião, a coordenadora Vilma Lourenço também fez um chamamento aos colegas para se voluntariarem para o comando de greve, que terá a atribuição de mobilizar os servidores, indo aos locais de trabalho e fazendo um trabalho de corpo a corpo. A primeira reunião será realizada amanhã, quinta-feira, às 9h, na sede do Sitraemg. O grupo, até agora, é formado pelos servidores David Landau (TRT), Umbelina Miranda (JF), Marlene Silva (TRT) e Diva Lages (JF).

Também será feita uma caravana para ir a Brasília no dia 10, quando o ministro Ricardo Lewandowski tomará posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Por causa disso, está sendo organizado um grande ato público no Supremo, para mostrar ao ministro toda a indignação da categoria. Os servidores filiados (e não filiados) interessados em participar desta caravana devem entrar em contato com o Sitraemg no máximo até quinta-feira, 4, às 12h – procurar por Cássia, na Secretaria: (31) 4501-1500 ou 0800-283-4302.

Fonte: Sitraemg

Pin It

afju fja fndc