fbpx

Após grande ato público, servidores do Judiciário Federal do RS aprovam continuidade da greve por reposição salarial

Os servidores do Judiciário Federal do RS realizaram, hoje, Dia Nacional da Indignação, o maior ato público da retomada da mobilização. A atividade reuniu mais de 400 servidores, que fecharam o sentido bairro-Centro da Avenida Praia de Belas, em frente ao TRT. Logo após, em assembleia geral, foi aprovada a continuidade da greve por reposição salarial. A decisão seguiu indicativo do Comando Estadual de Greve, que havia se reunido pela manhã.

A concentração teve início nas varas trabalhistas, com um salchipão ao meio-dia. Para “aquecer”, como tradicionalmente ocorre nas atividades no local, os servidores fizeram uma caminhada no entorno dos prédios, com apitaço e batucada, chamando os demais para descerem. A caminhada pela Avenida Praia de Belas reuniu um grande número de colegas das justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral e aposentados, de Porto Alegre e do interior. Com faixas, cartazes e palavras de ordem como “Trabalhador na rua, Dilma a culpa é tua”, mostraram a indignação contra o desrespeito do governo, que novamente cortou o orçamento a previsão de reposição salarial dos servidores do Judiciário.

Contra o corte orçamentário

Na chegada ao TRT, foi realizado o ato público, seguido de assembleia geral. Foram relatadas as dificuldades alegadas por alguns estados para a manutenção em greve, como relatado no Comando Nacional de Greve; por outro lado, a boa notícia é que Minas Gerais se integra ao movimento paredista a partir da próxima segunda-feira. Também foi lembrado que, em nenhum momento, a categoria conquistou alguma reposição salarial sem ter se mobilizado.

O corte do orçamento do Judiciário por parte de Dilma foi duramente criticado na maioria das intervenções. O colega Rafael Scherer, da JT, ressaltou que a categoria já tem projetos de reposição salarial e que está cansada de promessas. Para conquistar, só com greve, pois “não existe conquista sem luta”, concluiu. Dilma repetiu 2011, rasgou a Constituição, afirmou o diretor do Sintrajufe/RS Paulo Gustavo Barroso Júnior. Ele foi contundente ao afirmar que isso é inadmissível e que a presidente terá de assumir o ônus político e jurídico de sua atitude.

Unidade para conquistar a vitória

“Não estamos lutando apenas por reposição, mas para que a carreira não vá para o abismo, lutamos contra a fragmentação da carreira”, afirmou o diretor Andrés Cevallos. Para ele, o corte de orçamento é, também, um corte moral. O dirigente está seguro de que o caminho para a categoria alcançar a vitória é o da unidade, não apenas entre colegas do Judiciário, mas também com o Ministério Público da União (MPU), cujo novo projeto de reposição foi encaminhado na mesma data ao Congresso Nacional. Unidade também foi o cerne da fala do diretor Paulinho Oliveira. Segundo ele, as bandeiras, os adesivos, a presença dos servidores na rua são a evidente manifestação da unidade da categoria na construção de uma mobilização que levará à vitória.

“A gente não aguenta mais perder para a inflação ano após ano”, disse o diretor Cristiano Moreira, lembrando os quase 50% de perdas salariais da categoria. O dirigente lembrou a todos que, se a categoria está em greve, a culpa é do governo, que não valoriza os servidores, e da cúpula do STF, que não negocia com o governo para viabilizar a reposição salarial. “O exemplo da luta vitoriosa do primeiro semestre contra a PEC 59 nos mostra o caminho para conquistar a reposição”, disse Cristiano. Para o diretor, a categoria precisa ampliar a unidade “não apenas retórica, mas no cotidiano da luta” para derrotar esses dois inimigos poderosos que vêm desrespeitando os servidores diuturnamente. “Paz entre nós e guerra aos senhores”, finalizou.

O colega Adriano da Costa Werlang, da JT, explicou que os colegas têm de entender que a greve é do interesse de todos e que não há, na história da categoria, uma só conquista que não seja resultado da luta. Segundo ele, o momento é de unir forças, de todos trabalharem, em unidade, em prol da greve. No mesmo sentido, o também colega da JT Alan Carlos Dias da Silva ressaltou que “o tamanho da vitória será do tamanho da nossa unidade”.

O diretor Ruy Almeida saudou os colegas em greve e os não grevistas que pararam hoje para participar do ato público. Ele disse que a categoria, unida, mostrou sua força quando derrotou a PEC 59/13. Lembrando o primeiro aniversário de posse da atual direção, completado ontem, o dirigente afirmou que a grande presença da categoria na atividade e as conquistas até aqui mostram que se está no caminho certo. “Assim como derrotamos a PEC 59, tenho certeza de que, com luta, podemos vencer”, concluiu.

Unidade com os trabalhadores do MPU

Recém-removido para o Rio Grande do Sul, o dirigente da Fenajufe Jean Loiola, servidor do MPU presente na atividade a convite do Sintrajufe/RS, disse que, em 20 anos de carreira no serviço público, não tem o registro de uma só vitória obtida sem que tivesse sido precedida por mobilizações. Para ele, é preciso identificar o inimigo, que não é o colega que tem uma posição política diferente ou aquele que ainda não entrou na greve; o inimigo está em Brasília: é Dilma, Lewandowski e o procurador da República Rodrigo Janot (no caso do MPU).

O dirigente ressaltou que, enquanto a categoria sofre com arrocho salarial, a magistratura se mobiliza para aumentar seu subsídio e outros itens. “Se não espernearmos, vamos ficar a ver navios mais uma vez”, disse ele. A direção do sindicato ressaltou que o convite aos servidores do MPU para participarem da atividade desta quarta-feira é um primeiro passo de uma longa caminhada de unidade com os trabalhadores do Judiciário Federal, como previsto no programa de gestão da atual diretoria do Sintrajufe/RS.

Atividades de mobilização

Além da continuidade da greve, a assembleia aprovou o envio de uma caravana de 15 colegas para o ato nacional, no dia 10, em frente ao STF, dia da posse de Ricardo Lewandowski. Foi autorizado, também, pela assembleia, o ingresso de ação judicial questionando o corte no orçamento, caso não seja feita, até sexta-feira, a inclusão dos valores do PL 7.920/14 no Anexo V do projeto de Lei Orçamentária de 2015, e buscando essa inclusão, independentemente de iniciativa no mesmo sentido pela Fenajufe, conforme encaminhamento defendido pelo Sintrajufe/RS e aprovado no Comando Nacional de Greve. Foi aprovada, ainda, a realização de atividade de mobilização quando da vinda da presidente Dilma ao estado.

Por fim, a assembleia aprovou o calendário para os próximos dias. Confira e participe das atividades.

• 4 de setembro, quinta-feira , às 14h: arrastão de mobilização na Justiça Federal

• 5 de setembro, sexta-feira, às 9h: reunião do Comando Estadual de Greve, nas varas trabalhistas

• 5 de setembro, sexta-feira, às 14h: arrastão de mobilização nos prédios da Justiça Eleitoral

• 8 de setembro, segunda-feira, às 14h: atividade no Anexo da JE, no período em que a JE faz o simulado das eleições 2014

• 11 de setembro, quinta-feira, às 14h: assembleia geral de avaliação da greve, nas varas trabalhistas

Por Rosane Vargas, Sintrajufe/RS

Fotos: Leandro Dóro e Rosane Vargas

 

 

Pin It

afju fja fndc