fbpx

Greve continua em MG: reunidos no TRT, servidores se organizam para novo ato segunda-feira e mais arrastões nos prédios

Reunidos em ato público na tarde desta sexta-feira, 12, em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Avenida Getúlio Vargas, 225, em Belo Horizonte), os servidores do Judiciário Federal no estado decidiram pela continuidade da greve por tempo indeterminado, deflagrada em 8 de setembro. Os grevistas também definiram a realização de novo ato público na próxima segunda-feira, dia 15, às 13h, em frente à Justiça Federal, também na capital (Avenida Álvares Cabral, 1741, Santo Agostinho).

Com a presença dos coordenadores do Sitramg, Igor Yagelovic, Sandro Luis Pacheco, Mário Alves, João Baptista Sellera e o diretor de base e servidor do TRT David Landau, os manifestantes quiseram mostrar ao governo que não aceitam mais serem atropelados pelo governo federal com decisões arbitrárias como a que cortou do PLOA 2015 a verba necessária à reposição salarial da categoria. Ao microfone, o coordenador Igor Yagelovic abriu a atividade chamando os servidores a se juntarem ao movimento, e relembrou o sucesso do ato do dia anterior, quando cerca de 400 servidores marcharam do prédio dos Cartórios Eleitorais até a sede do TRE-MG após “apagão” e ato público.

Sandro Pacheco, coordenador e também é servidor do TRE em Rio Preto, frisou que a luta será difícil e por isso mesmo a adesão de todos é fundamental, pois, sozinho, o Sindicato não consegue tocar uma greve – especialmente porque o movimento em Minas está só crescendo. Ainda, Sandro agradeceu aos representantes dos servidores de Pará de Minas e Juiz de Fora presentes ao ato, assim como aos trabalhadores das Justiças Trabalhista, Eleitoral, Federal e Militar presentes. “Sou do interior e estou em Belo Horizonte desde segunda-feira porque acredito na luta”, acrescentou.

A bem sucedida passeata da quinta-feira também foi relembrada pelo servidor David Landau ao se dirigir aos colegas. Para ele, é importante os atos estarem sendo feitos cada vez em um local de trabalho diferente para mostrar que o movimento é de todos e que o servidor não se curvará às atitudes do Palácio do Planalto e para pressionar pela autonomia e independência do Judiciário. O servidor também exaltou o crescimento da greve no estado e acrescentou aos seus informes a insatisfação da magistratura e da Procuradoria Geral da República (PGR), que impetraram mandados de segurança contra o corte no Orçamento. Na visão de Landau, isso pode indicar uma possibilidade de recuo do governo nesta ação.

José Henrique Paixão Lisboa, servidor colega de TRT de David Landau, também falou aos manifestantes durante o ato. Após pedir palmas e saudações aos que cumpriam o revezamento nos locais de trabalho, atendendo ao mínimo exigido na greve, e para os colegas do interior – a estes, Lisboa ressaltou que eles não devem desanimar por, muitas vezes, estarem em greve sozinhos em seus locais de trabalho – porque os envolvidos na mobilização, em todo o estado, são muitos. Ele também incentivou os servidores a lutarem e se valorizarem, já que a Presidência da República e os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) nunca valorizaram a categoria. Lisboa também fez críticas à má distribuição do orçamento, já que dinheiro para repor as perdas salariais o governo tem.

Também servidor da Justiça Trabalhista, o filiado Luiz Fernando Rodrigues também falou aos colegas de manifestação. Destacando o período difícil que o serviço público atravessa, Rodrigues falou da pouca representação parlamentar a favor dos trabalhadores – apenas 91 parlamentares, entre mais de 500 – e como isso dificulta a reivindicação de direitos no Congresso. Com a iminência das eleições, o servidor pediu aos colegas que reflitam bem sobre seus candidatos e questionem quais são seus planos para os servidores públicos, já que o que se tem hoje é a ameaça da terceirização e políticos que em nada contribuem para melhorar a vida do servidor.

Greve não será suspensa

Alguns servidores demonstraram preocupação com uma notícia publicada na internet que diz que a greve deve ser suspensa, a mando do Comando Nacional de Greve. David Landau explicou aos colegas que, na verdade, a notícia sugere uma reavaliação do movimento, e não sua interrupção. Ele também esclareceu que quem define essa questão é a assembleia de servidores, e não o comando – assim, o diretor de base leu o quadro de greve (veja aqui quadro atualizado), assim como deu os últimos informes sobre a mobilização dos juízes e mobilizações em Brasília. Para incentivar e esclarecer os colegas, durante o ato foram distribuídos materiais informativos sobre a defasagem salarial da categoria, em um comparativo com outras carreiras da esfera federal e uma carta aberta elaborada pelo Sintrajufe-RS, sindicato que representa os colegas do Rio Grande do Sul.

Os arrastões e trabalhos de corpo a corpo realizados também foram muito lembrados durante o ato público, pois conseguiram mobilizar os colegas e encher os atos públicos. Além do ato de segunda-feira, na Justiça Federal, os servidores irão se organizar para fazer novo arrastão nos prédios da JF e trazer mais colegas para a mobilização. Lembrando que o Sitramg mantém em seu site informações completas no link “Kit Greve” para os servidores se organizarem em seus locais de trabalho, assim como um quadro de greve estadual atualizado diariamente.

Fonte: Sitramg/MG

Pin It

afju fja fndc