fbpx

Servidores da Justiça Federal em MG convocam toda a categoria para “Apagão Total” de quarta-feira, 24 de setembro

Nesta terça-feira, 23, a Assembleia Setorial será em frente ao prédio do TRT da Rua Mato Grosso, 468; veja o quadro de adesões a Apagão na Justiça Federal

Ainda embalados pela greve que foi suspensa a partir do último dia 18, com manutenção do “estado de greve”, os servidores da Justiça Federal lotaram o auditório do prédio da Seção Judiciária da avenida Álvares Cabral, 1805, em Belo Horizonte, para a assembleia setorial realizada na tarde desta segunda-feira, 22, e se mostraram plenamente engajados na luta e dispostos a aderir, em peso, ao Apagão do Judiciário Federal convocado para a próxima quarta-feira, 24, em todo o estado, pela aprovação da reposição salarial da categoria. A indignação dos servidores é total e o principal alvo é o governo federal – e, em especial, a presidente Dilma Rousseff, que se recandidata ao cargo depois de retirar, por duas vezes, a verba da revisão salarial que já havia sido incluída, pelo STF, no orçamento do Judiciário Federal. E um apelo foi deixado aos colegas dos outros tribunais: que todos – dos quatro tribunais – adiram ao Apagão e, quem mora em Belo Horizonte, compareça ao ato e assembleia geral.

Depois de várias manifestações dos participantes, a assembleia setorial, que foi conduzida pelo coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro, deliberou o seguinte: na quarta-feira, 24, dia do Apagão, os servidores da Justiça Federal irão se concentrar em frente ao prédio da avenida Álvares Cabral, 1.741, às 12h30, e, de lá, seguirão em passeata para o prédio dos Cartórios Eleitorais em Belo Horizonte (Avenida do Contorno 7038, bairro de Lourdes), onde haverá o ato e assembleia geral extraordinária já convocados pelo Sindicato, a partir das 13 horas. A passeata será puxada por carro de som e incrementada com um “cortejo fúnebre” da presidente Dilma, para o enterro simbólico que será encenado durante o ato em frente ao prédio dos Cartórios Eleitorais.

Ainda na assembleia setorial de hoje, ficou definido que o SITRAEMG enviará carta aos diretores de secretarias, assessores de juízes e aos próprios magistrados (juízes e desembargadores), reivindicando o apoio destes e pedindo que não impeçam a mobilização da categoria e a adesão ao Apagão. O Sindicato também ficou incumbido de providenciar cartazes e outdoors com mensagens contra o governo e pela valorização dos servidores do Judiciário Federal, mostrando a importância dos órgãos da Justiça para os cidadãos e para os trabalhadores e a necessidade de por fim a uma defasagem salarial que já dura oito longos anos. A entidade se encarregará, ainda, de enviar “release” (texto como sugestão de pauta) à imprensa convidando os veículos para as atividades de mobilização, com destaque para o cortejo fúnebre e enterro simbólico da chefe do Executivo federal.  Durante o ato, será distribuída carta à população evidenciando os motivos da mobilização da categoria, para que a população se conscientize da importância do trabalho dos servidores da Justiça e não dê ouvidos à campanha deliberada do governo de enfraquecimento do Judiciário Federal. A disposição dos servidores é de Apagão Total, com fechamento das secretarias, deixando-as por conta dos seus diretores s e juízes. 

O coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro deixou claro que as deliberações das assembleias setoriais (confira aqui o calendário de mobilização: amanhã será no TRT da Rua Mato Grosso, 468, e na quinta-feira, 25, no TRE da avenida Prudente de Morais, 100 – serão  “socializadas” e executadas a partir do Comando Estadual de Mobilização, que se reúne diariamente na sede do SITRAEMG.

Quadro de adesões ao Apagão no estado

Justiça Federal BH: 2ª VF, 3ª VF, 5ª VF, 8ª VF, 13ª VF, 14ª VF, 15ª VF, 21ª VF e 22ª VF

Justiça Federal Divinópolis

Justiça Federal Governador Valadares

Justiça Federal Uberlândia

Fonte: Sitraemg/MG

Pin It

afju fja fndc